Sabemos que o trabalho com marketing digital deve sempre ser alinhado a objetivos concretos. Basear-se em indicadores incorretos pode ser bastante prejudicial para o alcance de suas metas. Fazer análise de números e indicadores certos para extrair diagnósticos precisos é fundamental para o sucesso dos negócios.
Porém muitos profissionais da área ou até mesmo os próprios clientes se preocupam mais com resultados menos relevantes para determinado objetivo como as curtidas dos posts nas redes sociais, por exemplo, do que realmente em métricas mais consistentes. Apesar de um sinal que traz certa satisfação, não significa exatamente que sua marca esteja mais próxima do seu objetivo e isso se chama métrica de vaidade.
Como cada vez mais as redes sociais fazem parte das estratégias de marketing das empresas, a concorrência na área aumentou, o que torna necessário atuar de maneira objetiva nessas plataformas.
Explicando melhor as métricas de vaidade
Métricas de vaidade nada mais são do que dados das ações que são monitorados, mas que não servem para tomada de decisões, já que não provam se o Marketing Digital efetivamente contribui para a geração de oportunidades de negócio, nem mostram como otimizar as ações.
Entre os exemplos de métricas de vaidade estão: o número de curtidas no Facebook, número de pageviews, seguidores no Twitter, visualizações no Youtube, etc. Nada disso revela de fato seu alcance efetivo, ainda mais considerando que o Facebook e o YouTube têm entregas orgânicas cada vez menores.
Por exemplo, vamos supor que o objetivo é aumentar as vendas de um produto do seu e-commerce. Você utiliza posts nas redes sociais para divulgá-lo e patrocina essas publicações. Neste caso é preciso acompanhar a taxa de conversão dessa postagem e não as curtidas, comentários ou compartilhamentos.
Isso não quer dizer que eles não possuam nenhuma utilidade, mas geralmente são coletados e não possuem utilidade, pois não ajudam a elaborar estratégias eficientes.
Acompanhar somente as métricas da vaidade pode ser um problema
Toda estratégia de marketing digital precisa estar sempre baseada em um processo de evolução. De tempos em tempos, é necessário analisar e aprimorar o que foi feito antes para continuar alcançando o sucesso e aumentar ainda mais as boas práticas.
No entanto, sua estratégia poderá ir por água abaixo se você se basear nos números errados. As métricas da vaidade geralmente dão uma falsa impressão de êxito, mas você somente terá resultados reais e de qualidade se acompanhar os indicadores corretos.
Mas quais são os indicadores mais assertivos?
Para evitar acompanhar os indicadores errados, você precisa ter bem definidas as suas metas e KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores Chave de Performance), que são os números que indicam o quanto de sucesso você está obtendo em relação aos seus objetivos.
Veja abaixo os principais passos que você precisa seguir para não cair na armadilha das métricas da vaidade:
Conheça bem o seu público e defina sua persona: Sem a determinação do público correto não há sucesso. Pesquisar suas preferências, motivações, desejos, dores e preocupações. Todas essas informações serão importantes e decisivas para a sua campanha pois será possível analisar de forma mais precisa as etapas pelas quais as pessoas passam até decidir pelo seu produto ou serviço.
Defina os seus objetivos: Qualquer ação para ser bem sucedida precisa de objetivos e metas bem definidos. Com o marketing digital não é diferente. Nunca comece um planejamento sem especificar os objetivos.
Escolha os seus KPIs e analise sua métricas: Tendo claro os objetivos da sua campanha, o próximo passo é escolha quais métricas conseguem acompanhar essa meta. Cada ação é diferente, por isso é importante analisar qual etapa é decisiva e que tem que ser monitorada. É nesta etapa que você deve ter cuidado para não cair na armadilha das métricas da vaidade. Fique atento!
Após análise dos resultados obtidos pela sua campanha, devem ser definidos quais serão os rumos que ela deve seguir. Ao focar nos KPIs corretos, você terá sempre ao seu alcance um diagnóstico mais preciso das suas estratégias e somente assim será possível você alcançar seus objetivos.
Para resumir, tome sempre cuidado com os números que você analisa. Sempre que definir quais métricas você vai monitorar, pense sempre quais decisões você poderá tomar a partir delas. Acompanhar métricas de vaidade não é errado e pode te auxiliar em algumas situações mas não se baseie somente nelas para tomar um rumo, procure sempre metas mais concretas.