Sabemos que existem muitas opções de ações de marketing digital disponíveis, mas você sabe quais usar com eficiência para alcançar seus objetivos?
Com tantas opções para investir, é bem fácil perder o foco e colocar todos os esforços em algo que não trará nenhum ou bem pouco resultado.
Para que seja possível ser mais assertivo, o ideal é definir a estratégia de marketing, depois desenvolver o plano de marketing e só então escolher as ações de marketing que integrarão esse plano.
Para te ajudar a ser mais eficiência, separamos 6 ações de marketing digital que você deve colocar aplicar em seu negócio.
1- Tráfego direto
Nessa situação, o usuário entra no seu site direto, que já o conhece de alguma forma o endereço, sem influências de conteúdo orgânico ou anúncios pagos, porque ele já conhece a sua marca de alguma forma.
Mas para atrair esse tipo de tráfego, o branding deve ser muito bem trabalhado, seja de forma online ou até mesmo offline.
Os usuários que compõem o tráfego direto, geralmente são bastante qualificado e as chances de conversão em vendas são bem altas, uma vez que ele já conhece a sua marca, o seu produto ou serviço e se interessam de alguma forma pelo o que sua empresa tem a oferecer.
2- Call to Action
Call to action ou (CTA), significa o uso de palavras que causem certa urgência para que o leitor tome uma decisão imediata. Essa ação pode ser desde solicitar um e-mail, visitar ou número para contato para gerar um lead até uma visita a algum site ou compra de algum produto/serviço.
Mas elas deverão ser criadas de acordo com os objetivos e as características de seu público — afinal, elas devem convencer sua persona a realizar a ação.
Como a call to action é uma ligação entre as etapas do funil de vendas, é importante adequar a linguagem e o momento ideal para ela ser inserida no conteúdo.
3- Tráfego Pago
O tráfego pago é aquele que atraído por campanhas de links patrocinados como Google Ads, anúncios no Youtube, Facebook Ads, Linkedin Ads, por exemplo. Ou seja, qualquer forma de promoção de conteúdo que você paga para atingir um volume de pessoas, chama-se tráfego pago.
Para conseguir bons resultados, o ideal é utilizar as estratégias de tráfego orgânico junto com o tráfego pago. Assim você consegue aparecer em outros sites, exibir seus anúncios de maneira mais direcionada e de quebra, alimentar seu público com conteúdos relevantes sobre assuntos ligados ao seu negócio.
Geralmente os anúncios são uma forma interessante de atrair tráfego que tenha interesse em consumir algum produto, serviço, ou até mesmo algum tipo de informação.
Para que você tenha ótimos resultados com tráfego pago, vale ressaltar que é extremamente importante conhecer a fundo os tipos de segmentação e qual a melhor forma de utilizá-los para alcançar o seu público.
4- Criar ou aumentar sua lista de e-mails
Criar ou aumentar sua lista de e-mails te trará vários benefícios como por exemplo, criar um relacionamento mais próximo com seus leads, ter uma fonte de tráfego mais confiável e consequentemente conquistar melhores conversões.
Mas a maior vantagem criar uma lista de emails é que você é o dono dela, e o poder de fazê-la crescer é só seu. Até mesmo se você optar por não utilizar mais uma plataforma de e-mail por algum motivo, você poderá exportar a sua lista de e-mail em uma planilha e importar para outra ferramenta.
Outra dica importante é manter a sua lista ativa. Se você quer se manter na mente da sua audiência, aposte no disparo automático de emails. Não corra o risco da sua taxa de abertura cair porque as pessoas não lembram ou não se interessam mais pela sua marca. veja no post E-mail marketing: como driblar a baixa taxa de abertura.
5- Autoresponder de e-mails
O autoresponder, nada mais é do um disparo automático de emails que você envia para uma pessoa a partir do momento em que ela executa uma ação específica, como se cadastrar na sua lista de e-mail, por exemplo.
A partir dessa ação, essa pessoa começa a receber vários e-mails em sequência em uma determinada ordem, que atenda aos desejos desse lead.
Realizando isso em uma das suas ações de marketing digital, você vai alcançar tanto aquelas pessoas que já conhecem você e quanto aquelas pessoas que acabaram de realizar uma ação e se inscrever em sua lista.
O melhor de tudo é que você pode enviar emails quando e por quanto tempo quiser. Você define a sua estratégia e pode modificar ou cancelar a “campanha” quando achar conveniente.
6- Whatsapp
Você sabia que as taxas de abertura e de cliques de uma mensagem enviadas pelo WhatsApp são muito maiores que estas mesmas taxas enviadas para um e-mail?
Muitos dizem que o e-mail será substituído por ferramentas de mensagens e o Whatsapp é uma grande candidato. Como não sabemos ao certo qual será o futuro do e-mail, vale investir nas duas ferramentas, que são ótimos canais de comunicação,
Esse aplicativo é ótimo para fazer listas de transmissão para envio de novos conteúdos, promoções e novidades tanto em forma de texto, como também em áudios ou vídeos, sendo uma boa opção para estreitar o relacionamento com o seu público de interesse.
Como comentamos. muitas pessoas colocam seus esforços nas ações de marketing digital erradas. Por isso, se aprofunde e conheça bem seu público para que você possa fazer as melhores escolhas e alcance os resultados esperados.