Indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (Key Performance Indicators), como o próprio nome diz, são indicadores-chave de análise da performance do seu negócio. Quer saber quais são os mais usados em marketing? A gente te explica!
Acompanhar os indicadores de marketing e fazer o planejamento de como melhorá-los é uma tarefa essencial para que seja possível analisar se as estratégias estão corretas e investir cada vez mais.
Mesmo sabendo da importância dos KPIs, muitos gestores ainda não se atentam e deixam de obter respostas cruciais para o sucesso dos negócios.
Fazer o acompanhamento dos números certos é fundamental que a empresa não se apoie em questões subjetivas que servirão apenas para prejudicar o futuro da empresa.
Se você quer saber melhorar a mensuração dos números da sua empresa, veja a seguir quais são os indicadores de desempenhos mais usados em marketing.
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CAC – Custos de Aquisição de Clientes
Esse indicador mede o total de todos os esforços feitos pelas equipes de marketing e vendas da sua empresa para conquistar cada cliente.
No CAC são incluídos salários das equipes atuantes na aquisição de clientes, comissões de vendedores, custos investimentos em marketing digital, softwares etc.
A fórmula do CAC consiste em:
CAC = Investimentos para Aquisição de Clientes / Clientes Conquistados no Período
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Taxa Churn – Taxa de Abandono de Clientes
Nesse caso, a taxa de churn apresenta em forma de porcentagem a quantidade de pessoas que não são mais clientes de uma empresa em um período determinado.
A fórmula da taxa de churn é:
Taxa de Churn = (Clientes que Abandonaram a Empresa / Clientes no Início do Período) x 100
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LTV – (Lifetime Value) Valor do Tempo de Vida do Cliente
O Lifetime Value nada mais é do que o valor de entrega de um cliente enquanto ele tem um relacionamento com a empresa.
Para calcular, é necessário multiplicar o ticket médio mensal (quanto um cliente gasta em média por mês na empresa) pelo tempo de relacionamento médio dos clientes em geral com a empresa.
Segue a fórmula do LTV:
LTV = Ticket Médio x Tempo de Relacionamento Médio dos Clientes
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Taxa de Conversão
Esse indicador refere-se à conversão de vendas ligadas ou não ao marketing digital.
Por exemplo, pode-se calcular a taxa de conversão sobre a quantidade de visitantes de um site que baixaram um e-book.
A fórmula da taxa de conversão no marketing digital é:
Taxa de conversão = (Número de Visitantes que realizaram determinada ação) x 100
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CPC – Custo por Clique
Para saber quanto você está gastando para as pessoas clicarem em seus anúncios e posts patrocinados, basta usar a fórmula do CPC:
CPC = Custo da Mídia Paga / Número de Cliques
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CPL – Custo por Lead
O lead é a pessoa interessada em seu produto ou serviço (que deixa informações de contato) mas ainda não se tornou cliente.
O CPL é a soma de todos os gastos para adquirir um lead e dividido pelo número de leads conquistados.
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Retorno sobre investimento (ROI)
O ROI é o indicador que mostra quanto a empresa gera de receita para cada real investido em marketing online ou offline. Para descobrir qual é o retorno sobre o investimento é preciso aplicar os números conforme a seguir:
- faturamento gerado – investimento realizado;
- resultado do primeiro cálculo ÷ investimento;
- resultado do segundo cálculo x 100 = ROI.
Foi possível concluir que os KPIs são fundamentais para uma empresa, pois eles revelam números importantes para a tomada de decisão e podem ser mudados de acordo com o momento de negócio e com a maneira como a empresa define se posicionar no mercado.
Não está conseguindo medir os KPIs? Nós podemos ajudar: clique aqui e entre em contato conosco.