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  • outubro 1, 2018
  • 10:00 am

Conheça de forma rápida as principais estratégias de Automação de Marketing

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Hoje vamos falar de automação de Marketing. Você provavelmente já ouviu esse termo antes. Mas hoje vamos nos aprofundar um pouco no assunto para que você fique por dentro e possa utilizar todas as ferramentas a seu favor. Vamos lá?

Existem várias definições para automação de marketing mas de maneira bem simples podemos dizer que a automação de marketing é  a prática de utilizar softwares e outras tecnologias que tem como objetivo automatizar e otimizar os processos operacionais de atividades repetitivas de marketing online. Isso tudo pode ser implementado para que as equipes de marketing reduzam o trabalho manual e aumentem sua eficiência,  diminuindo o tempo gasto com cada tarefa.

Como exemplo, é possível disparar emails específicos de acordo com as ações dos leads, verificar as pessoas que estão  prontas para conversar com a equipe de vendas, analisar os resultados das campanhas, mudar algumas estratégias etc…

Benefícios da automação para o Inbound Marketing
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a automação de marketing, vamos entender como essas ferramentas de automação podem ser benéficas para uma estratégia de Inbound Marketing eficiente e escalável:

👉 Aumento na geração de leads

Se o time de marketing já tem a jornada dos clientes bem definida, a atração e captura dos leads fica muito mais fácil. E se você fizer esse processo é com a ajuda de uma ferramenta de automação, pode conquistar muito mais contatos.

👉 Respostas automáticas
Essa tecnologias e softwares de automação de marketing permitem que você planeje e crie respostas automáticas para determinadas ações. Assim, quando uma pessoa faz o download de um material através de uma landing page, o software  envia automaticamente um e-mail de agradecimento previamente criado pela equipe de marketing. Legal né?

👉 Melhores oportunidades de venda com fluxo de nutrição
É necessário manter-se com certa frequência em contato com seu potencial cliente. Hoje aquele lead ainda não é seu cliente mas pode vir a ser através de nutrição com conteúdo útil e rico. Por exemplo, além do e-mail de agradecimento por ter baixado um e-book, esse lead também receberá periodicamente outras mensagens que o levarão do topo do funil de vendas até o fechamento da venda.

👉 Leads Scoring

O lead scoring é uma forma de classificar por pontos seus clientes em potencial. Esses pontos determinam quem está pronto para realizar uma compra ou não. O sistema detecta e cruza requisitos pré-determinados pela  empresa com as informações coletadas sobre um determinado lead e consequentemente gera uma pontuação para ele. Os leads que apresentarem as pontuações mais altas, significa que têm maiores chances de fechar um negócio.

Desta forma, o lead scoring ajuda sua equipe de vendas a identificar rapidamente quais são os leads qualificados que devem ser contactados com prioridade.

👉 Remarketing

Outra ferramenta que permite automatizar algumas estratégias para situações específicas é o remarketing.

Ela é muito utilizada quando um cliente que desistiu da compra é incentivado por anúncios a voltar à loja e adquirir o produto. No entanto, a empresa só quer atingir o cliente que pensou realmente em comprar determinado produto, mas não o fez por algum motivo.

Desta forma, adiciona-se também à campanha, a página do carrinho de compras daquele determinado produto. No momento que o Google encontrar essas duas configurações simultaneamente, o anúncio aparecerá somente para esta pessoa.

Agora que você já sabe quais são as principais estratégias de automação de marketing, vale salientar que é interessante que a sua empresa integre um software de CRM e gerenciamento de marketing digital e disponibilize para a equipe de marketing e vendas. Assim, será possível ver os resultados com mais clareza e checar o que realmente está funcionando ou descobrir onde se pode reunir esforços para melhorar.

E por fim…

A automação dos processos de marketing exigem tempo e dedicação pois é preciso configurar os fluxos de nutrição, definir os parâmetros e pontuações do Lead Scoring, dentre muitas outras ações. Porém, uma vez implementada essa automação, será possível se planejar e organizar outras atividades, otimizando os processos e garantindo melhores resultados!

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