Foi-se o tempo em que e-mail marketing era algo que incomodava e que só tinham mensagens de produtos e descontos. Hoje em dia, esse meio de comunicação digital é utilizado para criar um forte relacionamento com o cliente e assim, levá-lo a tomar a melhor decisão: a de fazer negócios com sua empresa.
Por que investir em e-mail marketing?
Existem diversos motivos para isso e aqui vamos lhe dar os principais:
- é possível segmentar o envio, enviando a mensagem para o usuário certo no momento certo;
- desperta um interesse maior de possíveis clientes;
- é possível medir os resultados, por exemplo, a taxa de abertura e a taxa de cliques;
- ajuda a trabalhar um público já engajado;
- os custos podem ser mais baixos do que outras estratégias de marketing.
E o melhor de tudo é que a entrega dos e-mails pode ser algo automatizado, ou seja, você não vai precisar de uma pessoa para disparar um e-mail para cada pessoa a cada momento.
Quais tipos de e-mail marketing existem?
O tipo de e-mail marketing mais comum é o promocional. É aquele que muitos já estão acostumados com propagandas e descontos de produtos. Mas há muito mais opções:
- Newsletter: usado para enviar uma informação como uma notícia, uma novidade sobre o nicho de atuação do leitor;
- Sazonais: são aqueles e-mails enviados em datas específicas para dar os parabéns pelo aniversário, por algum prêmio ganho, dia das mães e assim por diante;
- Boas-vindas: normalmente enviado quando o usuário assina a newsletter ou faz um cadastro no site;
- Clientes e leads inativos: aquele e-mail usado para se fazer sempre presente na mente do usuário.
Esses são os principais tipos de e-mails que você pode enviar para os seus clientes e possíveis clientes, mas existem outros que devem ser adaptados à sua estratégia de marketing.
Como fazer e-mail marketing na prática?
É importante ter algumas informações sobre quem vai receber esses e-mails. Em qual parte da jornada do comprador ele se encontra? Ele já pode receber um e-mail com um produto? Ele já fez uma compra e está pronto para receber um cupom de desconto para a próxima?
Todas essas e outras perguntas devem ser feitas na hora de criar uma estratégia de e-mail, por isso, contratar uma agência especializada no assunto pode ser a melhor opção!
Entre em contato com a gente e saiba como podemos te ajudar.