Diferente do que vem sendo dito, o e-mail marketing continua sendo uma boa ferramenta como estratégia para e-commerce. Por ser um meio com baixo custo de investimento, fácil de mensurar através de métricas de retorno e simples de segmentar o público-alvo, o e-mail marketing ainda é mantido dentro dos planejamentos de marketing das empresas.
Mas para utilizá-lo da forma mais eficiente, é preciso ser certeiro e aplicar as técnicas imprescindíveis de marketing, principalmente para empresas que trabalham com e-commerce, que exige um cuidado muito maior quando se fala em relacionamento com o cliente, pois eles estão cada vez mais exigentes.
Diante dessa realidade, quem quiser ter melhores resultados e aumentar suas taxas de conversão precisa saber usá-lo da forma correta.
Se você trabalha com um e-commerce, esse tipo de estratégia pode ser o que faltava para alavancar suas vendas! Vale lembrar que especialmente em um mercado onde o valor de custo por clique continua crescendo, mais do que nunca você precisa saber usar as ferramentas disponíveis a seu favor para manter um bom relacionamento com quem já conhece sua marca.
Veja a seguir como atingir resultados expressivos no e-commerce através do uso de e-mail marketing:
1- Crie uma programação organizada de disparos de e-mail
Parece bem simples, mas muitas empresas ainda não possuem o hábito sw enviar campanhas de e-mail marketing seguindo uma programação fixa. Ao conseguir enviar os emails de forma programada, com dias e horários pré agendados, você fideliza muito mais sua audiência, pois sua marca aparecerá para as pessoas de maneira frequente, sem ficar um longo espaço de tempo sem visibilidade.
O ideal é que seja feito entre 2 e 3 envios semanais, caso sua empresa não atue com segmentação. Se utilizar segmentações inteligentes, pode enviar mais do que isso, inclusive pode enviar até 1 por dia, já que não serão todas as pessoas que receberão todas as campanhas.
2- Contrate uma boa ferramenta de disparo de e-mail
Eficácia na entrega e visualização clara dos resultados obtidos são essenciais para o sucesso das suas campanhas de email. Por isso é muito importante a contratação de uma boa ferramenta de disparo.
Para que seus e-mails tenham uma boa performance de entregabilidade, sua ferramenta de e-mail marketing precisa lhe auxiliar a configurar corretamente as autenticações no DNS e lhe explicar como funciona a reputação no e-mail marketing.
Existem inúmeras empresas que oferecem esse tipo de serviço, por isso antes de adquirir, faça uma boa pesquisa no mercado, peça indicações e só contrate a empresa depois de analisar se a ferramenta atende suas necessidades de fato.
3- Elabore conteúdo relevante para sua audiência
O conteúdo das sua publicações é fundamental para um bom engajamento. Quando se trata de abertura de e-mail, o principal chave que influencia é o assunto do e-mail. Você precisa construir linhas de assunto curtas e atrativas a ponto de gerar o interesse em ler o e-mail todo.
Após a abertura, o seu conteúdo precisa ser coerente com o assunto do e-mail. É importante também apresentar os produtos que possuam boa demanda e preço competitivo. Não se esqueça que o layout da sua peça de e-mail precisa ser compatível com os dispositivos móveis, tendo em vista que a maioria das pessoas hoje em dia acessam seus e-mails através de smartphones.
4- Realize Testes A/B com frequência
Se você já trabalha com e-mail marketing, com certeza já ficou em dúvida se o assunto do e-mail é bom o bastante para aguçar a curiosidade do leitor, certo?
Para esses casos, um recurso que auxilia muito é o Teste A/B. Com ele, você pode enviar duas ou mais campanhas para uma amostra da sua lista, usando linhas de assunto diferentes, deixando que o sistema faça o monitoramento da abertura por 1 ou 2 horas.
Após este período, a ferramenta fará o disparo para o restante da base, utilizando apenas a versão que teve maior abertura durante o teste. Esse recurso ajuda muito a aumentar as taxas de abertura!
5- Reative carrinhos abandonados
Ficar um bom tempo escolhendo produtos em um e-commerce mas depois desistir da compra abandonando o carrinho, é algo que acontece com bastante frequência. Mas isso nem sempre quer dizer que a gente não esteja interessado naquele item, não é verdade? Muitas vezes apenas desistimos da compra naquele momento, mas se eu fui até o site e cheguei a escolher algum produto é porque algum interesse eu tenho.
Nesse caso, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta inteligente para lembrar o cliente de que a compra não foi concluída e de que o produto ainda está disponível. O ideal é que no corpo do e-mail deve conter a descrição do item, valores e o link direto para o carrinho de compras, de modo que em poucos cliques ele possa finalizar a compra.
Viu como o e-mail marketing, se trabalhado da maneira correta, pode trazer ótimos resultados para e-commerce? Espero que tenha gostado do conteúdo e que ele te ajude a aumentar ainda mais as suas vendas.