Muitas pessoas têm dúvidas sobre como medir o retorno do marketing digital. Mas, saiba que descobrir se os investimentos realizados estão gerando os resultados esperados é a saída para uma gestão de marketing eficiente.
Ao adotar uma estratégia, é importante saber se ela está funcionando de fato. Afinal, saber onde que chegar e quanto tempo levará é fundamental para as tomadas de decisão de uma empresa.
Mas, como mensurar esse retorno do marketing digital? Continue a leitura e descubra!
Como funciona o tempo de retorno do marketing digital?
Geralmente, muitos gestores ao investir em marketing digital pela primeira vez, acreditam que o retorno será imediato. Por isso, quando a estratégia adotada não tem a performance esperada, eles ficam frustrados. Entretanto, o que se deve ter em mente é que é necessário fazer o acompanhamento dos resultados de marketing digital de forma progressiva e realista.
O tempo de retorno no marketing digital pode variar a curto, médio e longo prazo, dependendo da estratégia escolhida. A maioria das táticas de marketing digital adotadas dão retorno a longo prazo. Ou seja, devem ser aplicadas sem pressa, para que sejam realizadas de forma assertiva. Por isso, é tão importante saber como medir o retorno do marketing digital. Dessa forma, aos poucos você passa a entender o mecanismo e começa a fazer os ajustes necessários para alcançar o seu objetivo.
5 passos para medir o retorno do marketing digital
1- Tenha foco no objetivo
Uma das métricas mais utilizadas para medir retorno do marketing digital é o ROI (Retorno sobre o investimento). Entretanto, antes de elaborar qualquer campanha e medir o resultado, é fundamental determinar os objetivos de cada ação.
Por exemplo, se o seu investimento foi em campanhas em redes sociais, seu objetivo pode ser engajamento e aumento de tráfego no site. Após o alcance do objetivo, é importante definir metas regulares de desempenho, ou seja, as métricas de performance — sendo que um deles é o ROI.
2- Faça o acompanhamento do os indicadores de desempenho
Os KPI’s (Key Performance Indicator – Indicadores-Chave de Performance) tem como finalidade acompanhar a eficácia da sua campanha de marketing digital. Alguns desses indicadores estão relacionados ao número de visitas no site, taxa de conversão, número de seguidores, entre outros. Através dessas métricas é possível ter noção se os esforços estão gerando alguma movimentação na internet, mas ainda não estão relacionados ao retorno financeiro.
3- Entenda como cada indicador impacta financeiramente
Antes de calcular o ROI, é preciso entender como cada indicador impacta o negócio. Por exemplo, no site tem um botão CTA (“call to action”, uma chamada que incentiva o usuário a baixar algum conteúdo, por exemplo) que leva o visitante a se tornar um lead que, bem nutrido, se torna uma excelente oportunidade de conversão em venda. Agora, você sabe quantos clientes são gerados a partir desta mesma ação?
Certamente você sabe quanto investiu para ver essa campanha no ar. Em seguida, calcule quanto cada cliente foi gerado a partir dessa ação traz de retorno para o negócio. O cálculo do ROI é ROI = Retorno – custo / custo.
4- Faça uma análise comparativa
Outro passo importante é acompanhar o progresso da campanha através de comparações em períodos. Por exemplo, você inicia uma campanha de mídias sociais e não tem dados comparativos para estabelecer métricas. Você fez um investimento inicial e depois de alguns meses você volta para analisar os dados. Fazer o acompanhamento do ROI principalmente é fundamental para acompanhar quanto o investimento contribuiu para o resultado geral da empresa.
5- Monitore regularmente
Mantenha sempre o foco nos objetivos traçados, porém é importante fazer o monitoramento através de ferramentas de analytics. Assim, você consegue medir o retorno do marketing digital e verificar se o planejamento de marketing está proporcionando resultados cada vez mais positivos para a empresa.
Quais são os fatores que afetam o retorno do marketing digital?
Quando o assunto é marketing digital, o ROI pode ser afetado de diversas formas. No entanto, é difícil determinar qual será o fator determinante pois cada negócio tem suas características e cada mercado é distinto. Muitas variáveis podem afetar o retorno do marketing digital porém todos se tratam sempre da abordagem de conteúdos relevantes e vendas.