Sabemos que a rotina de um profissional como o social media é bem agitada e corrida. E para melhorar sua produtividade, auxiliar no planejamento da realização de tarefas de modo mais eficaz, existem ferramentas que têm se tornado essenciais para quem quer realizar suas atividades com eficácia e qualidade.
Há diversas ferramentas disponíveis no mercado, inclusive algumas gratuitas, porém estas podem conter algumas limitações, mas agilizam e muito o trabalho. Porém desta forma, é possível investir em outras ferramentas que só possuam versões pagas. Selecionamos algumas ferramentas de produtividade ótimas para quem deseja se organizar e que irão auxiliar na organização das suas tarefas para que você consiga definir prioridades. Veja a seguir:
1.Buffer
O Buffer é uma ferramenta de agendamento de posts bem intuitiva, tornando-se bem fácil de mexer. Sua versão gratuita permite a conexão de uma conta por rede social e há extensões para Google Chrome, Firefox e Safari que agilizam ainda mais o uso do software. Um ponto negativo do Buffer é que há limitação de 10 postagens para quase todas as redes sociais, mas para compensar há a possibilidade de rastrear a performance do seu conteúdo e está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.
2.Evernote
Este aplicativo permite que você organize todo o seu trabalho e também oferece espaço para armazenamento de documentos. É possível também a integração com outros aplicativos e compartilhamento de informações. Quando há conexão com a internet, as notas disponibilizadas pelo usuário são sincronizadas em tempo real, podendo ser acessadas de qualquer dispositivo.
3. Everypost
Com o Everypost, você consegue agendar publicações e customizá-las, podendo criar conteúdos visuais. Na versão gratuita da plataforma, é possível agendar 10 publicações em todas as redes pelo smartphone, computador e tablet. É possível também reunir os conteúdos relevantes de diferentes mídias e publicá-los em todas as suas redes sociais.
4. Latergram
No Latergram você consegue pré-visualizar e gerar um calendário de postagens para que analise melhor a distribuição de conteúdo. Na versão gratuita, um perfil por plataforma pode ser gerenciado, e você também consegue adicionar mais uma pessoa para ajudá-lo a administrar as publicações. No Latergram dá para agendar 30 publicações por mês no Instagram, 50 no Twitter, 30 no Facebook e 30 no Pinterest. Na versão gratuita você tem acesso a uma análise básica das postagens para acompanhar o desempenho.
5. Pipefy
O diferencial dessa ferramenta é que ela permite que você controlar todo o seu fluxo de trabalho e gerencie processos específicos, relacionados a diferentes áreas de atuação, como marketing, vendas e finanças. É possível seguir um passo a passo para que você não se esqueça de nenhuma etapa durante a produção de conteúdo para seus clientes.
6. Rescue Time
Essa ferramenta serve para que você possa fazer a gestão do seu tempo e encontrar formas de ser mais produtivo. Ele te ajuda a calcular o tempo que você gasta acessando sites relacionados ao seu trabalho e com entretenimento, ou seja quanto tempo você passa produzindo de fato e quanto tempo você perde procrastinando. Ao fim do período de análise, você consegue ter a real noção do quanto você rende em seu período de trabalho e quais as distrações que te impedem de ser mais eficaz.
7. Social Oomph
O papel da Social Oomph é aumentar a sua produtividade nas redes sociais, permitindo a programação e acompanhamento de postagens no Facebook, Pinterest, LinkedIn, Tumblr etc, mas os recursos do Twitter são os únicos oferecidos gratuitamente pela empresa e permite que você: planeje tweets, acompanhe palavras-chave, salve postagens-rascunho, acompanhe links, veja menções, retweets etc.
8. Social Pilot
No mercado desde 2014, o Social Pilot possui planos personalizados e permite que você conecte até 3 contas, tenha 30 publicações agendadas, compartilhe 10 publicações por dia, encurte e monitore links, etc. O fato dele suportar 9 redes sociais diferentes (Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Pinterest, Instagram, Vk, Tumblr e Xing) é um dos seu maiores atrativos. Na versão gratuita é possível conectar apenas 3 contas diferentes.
9. Todoist
O Todoist te ajuda a organizar as ideias e as coloca em listas que ajudam no seu planejamento. A proposta é que ele lembre você de tudo, permitindo que você priorize as tarefas importantes e direcione sua atenção para elas, possibilitando o gerenciamento de suas atividades em diferentes dispositivos, mesmo que esteja offline.
Além disso , o Todoist também acompanha o progresso da sua produtividade a partir da definição prévia de objetivos diários e semanais.
10. Toggl
Parecido com o Rescue Time mas mais focado no seu tempo de trabalho, o Toggl permite o monitoramento do seu tempo sendo um bom aliado para quem deseja descobrir quantas horas gasta em cada projeto. Nele é possível gerar relatórios que apontam quanto tempo foi investido no desenvolvimento de cada atividade de cada cliente, auxiliando você a precificar os seus serviços de acordo com o tempo investido em cada um.
11. Trello
O Trello é uma ferramenta que ajuda você a organizar atividades e monitorar, quais atividades devem ser feitas, o que está em andamento e o que já foi concluído. Para isso, ele organiza as listas em quadros e as suas atividades em cartões, que podem ser preenchidos com checklists e ajudam a gerenciar os prazos. É possível também armazenar documentos importantes de cada projeto a partir do seu computador, do Google Drive, DropBox, Box e OneDrive.
12. TweetDeck
Para agendar tweets você pode usar o TweetDeck. Ele conta com recursos avançados e é ideal para quem trabalha especificamente com o Twitter. Além de agendar, é possível verificar o engajamento das publicações, acessar as mensagens diretas, menções e entre outras funcionalidades.
Pronto! Com organização e planejamento, você terá mais eficiência e agilidade para agendar postagens, produzir conteúdo, distribuir tarefas e realizar acompanhamentos de desempenho de forma mais produtiva. Você terá mais tempo para pensar em novos projetos, fazer reuniões, prospectar, etc.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que você consiga ser mais produtivo e conquiste muito mais projetos em 2019!