Lançamento é quando você realiza ações para divulgar um novo produto ou serviço no mercado e atrai possíveis interessados em adquirir a sua solução.
Porém lançar uma oferta demanda um certo esforço para que ela dê resultados positivos. Hoje em dia existem muitas ferramentas e canais que auxiliam nesse processo de lançamento. Mas é importante conhecer cada etapa e desenvolvê-la corretamente.
Portanto, para que o lançamento de um produto ou serviço seja um sucesso, você precisa desenvolver cada etapa do projeto.
Neste artigo, vamos mostrar como fazer o lançamento de um produto ou serviço de uma forma assertiva.
Realize pesquisa de mercado
A etapa da pesquisa de mercado é essencial para que todo o processo dê certo. Pois, é nesse momento que você verifica se a sua solução é viável ou não.
Busque respostas para perguntas como: A solução que eu ofereço já existe no mercado? Quem são meus possíveis clientes? Quem são meus concorrentes? Quais a forças e fraquezas do meu negócio? Consigo vender o ano todo ou é sazonal?
Defina sua persona
Após realizar pesquisas com pessoas reais e entender exatamente suas necessidades e dores, cria-se a persona. As personas são personagens semi-fictícios criados a partir destas pesquisas, que representam seu comprador ideal e ajudam o setor de marketing na tomada de decisão.
Respostas como gênero, idade, localização, são importantes. Mas, foque também em conhecer os interesses da sua persona, quais as motivações de compra e onde ele costuma comprar.
Todas essas informações serão úteis para a criação de material rico, conteúdos diversos, divulgação, segmentação de clientes, etc.
Descubra se sua solução resolve um problema – Mínimo Produto Viável (MVP)
Produto mínimo viável, ou MVP, é a versão mais básica do seu projeto. De tal forma que contenha as características necessárias para que ele seja considerado possível para sua inserção no mercado.
Não é versão ideal para um lançamento, mas aquela viável para que esse lançamento ocorra da forma mais rápida.
Dessa forma, é possível validar seu MVP com pesquisas de opinião, testes, etc. Mas, se o seu produto ou serviços for digital você pode disponibilizar uma versão gratuita e compartilhar.
Ao analisar o feedback dos interessados, faça as mudanças caso seja necessário e depois disponibilize sua solução na versão completa.
As pessoas percebendo valor no seu produto ou serviço, elas pagarão para obtê-lo sem problema nenhum.
Crie autoridade
A construção de autoridade não é tão fácil, porém pode ser o grande diferencial para o seu negócio. Ao criar essa autoridade, sua marca será sempre lembrada como referência no segmento de atuação, o que ajuda na busca, aumentando as oportunidades de fechamento de venda. Veja abaixo algumas dicas para essa construção:
Foque nas dores da sua persona
– Se sua empresa tem um blog, por exemplo, é possível criar posts que ajudem a educar sua persona. Portanto, produzir conteúdos que abordem suas dores é fundamental. Alimentar o blog com frequência e mantê-lo atualizado é o que vai torná-lo em referência.
Diversifique nas redes sociais – É importante lembrar que a autoridade também é construída através da vasta presença digital por isso, é fundamental estar nas redes sociais. Quanto mais plataformas forem ocupadas, melhor. Mas lembre-se que cada uma tem uma linguagem diferente.Portanto adeque seu conteúdo a cada uma delas.
Aposte no Inbound Marketing – Conhecido também como Marketing de Conteúdo, o Inbound Marketing é uma estratégia ajuda as empresas a falar sobre conteúdos relacionados ao seu negócio de maneira progressiva, gerando primeiramente o interesse da persona para depois fazer uma oferta. Assim, é uma ótima maneira de captar leads, oferecer conteúdo de valor e depois oferecer uma solução.
Faça um bom Planejamento de Marketing
Um bom planejamento de Marketing auxilia no aumento das oportunidades de conversão por parte dos interessados. Então, sua estratégia deve conter diversos canais de comunicação. Conheça alguns deles:
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Email marketing
O email marketing é uma ótima ferramenta para divulgação de conteúdo, porém ele só funciona se você tiver uma boa base de leads. Você só fará o disparo para pessoas que em algum momento demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço e estão mais propensas a analisar a solução que você está oferecendo.
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Redes Sociais
Anúncios pagos ajudam a aumentar o alcance de seu produto ou serviço, ao mesmo tempo que você alimenta seu alcance orgânico. Atualmente as redes sociais possuem ferramentas de geração de anúncios que ajudar a segmentar de forma mais assertiva no que se refere à público-alvo.
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Influenciadores digitais
Hoje em dia os influenciadores digitais ajudam bastante na divulgação de um produto ou serviço na internet. São perfis que contam com um grande alcance e engajamento de público. A contratação de um influenciador pode ser bastante eficiente. Mas, antes de lançar fazer o lançamento, faça uma pesquisa e vejam quais os influencers que se identificam melhor com a sua persona e selecione os que tenham melhor relevância no seu segmento.
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Landing page
A landing page é uma página elaborada com a finalidade de atrair e captar novos leads para a sua base. Afinal, uma base cheia de leads interessados em sua oferta é o que fará a diferença lá na frente. Por possuir um layout mais simples ( título , oferta, formulário e Call To Action) , as pessoas tendem a preencher e a realizar a ação que você deseja.
Gostou de saber como fazer o lançamento de um produto ou serviço? Se você quiser se aprofundar no assunto, você pode acessar nosso Mapa Mental. Trata-se de uma material detalhado que mostra como aplicar o conceito e prática do lançamento de uma oferta utilizando a ferramenta RD Station.
Se precisar de ajuda para fazer o lançamento do seu produto ou serviço, clique aqui e entre em contato conosco!