A definição de um nicho de mercado é extremamente importante para o sucesso de um negócio. Pois, as pessoas são diferentes, com comportamentos de compra e interesses distintos e por isso é válido focar em um público específico.
Escolhendo esse nicho, fica mais fácil definir as estratégias de comunicação e vendas para esse perfil. Assim, eles vão se identificar melhor e se sentirão mais conectados com a sua marca.
Separamos 5 passos para você definir seu nicho de mercado de forma assertiva. Continue lendo o artigo e anote as dicas!
Qual é o conceito de nicho de mercado?
Nicho de mercado representa uma estratégia de segmentação. Ou seja, um público específico, que possui interesses próprios e característicos.
O objetivo da definição de um nicho é explorar determinado mercado e atender necessidades de um público que ainda não tenha tanta concorrência. uma área específica em que sua empresa pode atuar e conquistar alto nível de conhecimento, tornando-se especialista no campo (referência para os clientes).
Ao escolher um nicho, você tem a oportunidade de se tornar especialista e se tornar referência para os interessados na sua solução.
Definindo um nicho de mercado
Primeiramente, antes de montar qualquer negócio, é preciso definir o nicho de mercado.
Mas, essa escolha deve ser feita de forma cuidadosa e planejada. Senão, você corre o risco de não alcançar os resultados esperados. A seguir, os 4 passos para te ajudar a definir seu nicho com mais segurança:
1. Você precisa gostar do assunto e ter conhecimento sobre ele
Um dos pontos a serem considerados ao definir um nicho é gostar do assunto. De fato, para você desenvolver um bom trabalho é preciso estudar muito sobre esse mercado e se você não se identificar com tema, ficará mais difícil se interessar.
Para fazer essa escolha inicial, faça uma lista dos seus interesses e assuntos preferidos. Depois desta etapa, você pode fazer uma seleção mais criteriosa e escolher somente as atividades que você sabe desempenhar com propriedade.
Com toda a certeza, nesse momento é importante avaliar e escolher somente o que você gosta de fazer mas que você tem habilidade em trabalhar também.
Reveja seu histórico de experiências anteriores e faça um cruzamento com os seus interesses. Com certeza você encontrará algumas boas opções de negócio.
2. Analise a questão da demanda e da procura
Um ponto importante para se atentar ao definir seu nicho é saber se existe procura por ele no mercado. De fato, se não é procura por esse produto/serviço e não existe concorrência, é porque com certeza tem algo errado.
Para fazer essa análise, basta pegar sua lista de interesses e experiências e fazer uma pesquisa no Google, por exemplo.
Selecione palavras-chave que tenham a ver com o assunto escolhido e veja se há buscas parecidas feitas antes. Depois que você fizer essa pesquisa, você descobrirá algumas necessidades da audiência em questão.
Existem várias ferramentas disponíveis na internet. Uma delas é a Google Keyword Planner, onde você pode verificar a demanda de um nicho, o índice de procura por determinado assunto, se há demanda suficiente etc.
Ao fazer essa pesquisa aprofundada, basta cruzar as informações que você terá em mãos e você terá grandes insights. O ideal é escolher o nicho com grande demanda e pouca concorrência.
3. Veja o que está em alta
Seja relacionado a mudança de consumo ou de comportamento, sempre haverá tendências de compra de tempos em tempos.
As tendências ou que está em alta, são assuntos e atitudes que estão com grande procura e oferta. Sobretudo, pesquise por tendências não muito genéricas e escolha um nicho de mercado com maior procura e menor demanda.
Para saber sobre essas tendências, você pode usar o próprio Google. Fazendo uma pesquisa no campo de busca, ele mesmo mostra os termos mais procurados. Ali você pode ter grandes ideias de público para investir seu negócio.
Outra ferramenta interessante é a Ubersuggest. Ao propósito que ela dá sugestão de determinadas palavras-chave e variações relacionadas ao assunto que você está buscando, fazendo o cruzamento de pesquisas verdadeiras.
4.Teste antes de começar
Após fazer a lista com as possibilidades de nicho e escolher uma que você goste e tenha habilidade, chegou a hora de testar sua ideia. Afinal, é importante saber se sua oferta têm mesmo potencial e viabilidade econômica.
Posteriormente, é necessário elaborar uma versão básica do seu produto ou serviço, ou seja o MVP (Minimum Viable Product). Sobretudo, este protótipo fará com que você receba informações valiosas sobre seus clientes de forma mais simples e com menos investimento.
Uma das formas é disponibilizá-lo por um determinado período para que as pessoas possam testá-lo gratuitamente, por exemplo. Realizar um evento online para poder conversar de perto com o público que mostre interesse pelo seu produto e conhecer melhor as dores e necessidades desse nicho.
Procure conhecer e ouvir sua audiência, para que depois você faça os ajustes necessários para lançar sua oferta de forma mais assertiva.
Conclusão
Definir um nicho de mercado é fundamental para definir de forma mais clara as estratégias de marketing.
Colocar seus esforços para atingir todos os públicos não é uma opção saudável para o seu negócio, Afinal quem quer vender para todo mundo, não vende para ninguém.
Encontre rapidamente seus potenciais clientes e foque seus investimentos neste nicho de mercado. Pois, é mais fácil vender para quem se mostra interessado na sua oferta do que criar uma necessidade em quem nem sabe que você existe.
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