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  • janeiro 7, 2021
  • 10:00 am

OKRs: o que são e como implementá-los em sua empresa

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Os OKRs vieram para mudar a forma como as empresas planejam e colocam em prática suas estratégias organizacionais. Eles foram criados pois ainda é um desafio para as companhias definir planos de ação assertivos e determinar metas consistentes. 

Por ser uma metodologia eficiente de fazer a gestão das metas empresariais, os OKRS podem ser aplicados em qualquer área da empresa.

Neste post, vamos falar mais sobre a importância dos OKRs e como você pode implementá-los em sua empresa.  Boa Leitura!

Como funciona a metodologia dos OKRs?

Primeiramente, a metodologia OKR (Objective and Key Results, que traduzido para o português significa Objetivos e Resultados Chaves), é formada por dois elementos que são os objetivos (O) e os resultados-chave (KR).

Nesse caso, o objetivo nada mais é do que onde a empresa deseja chegar. Sendo este um ponto muito importante é preciso que seja definido de forma clara e objetiva. Assim, ele se torna de fácil compreensão de todos os envolvidos. 

Ao tornar o objetivo claro e de acesso a todos, o time se torna mais motivado para alcançar tal objetivo. 

Já os resultados-chave são metas definidas para conquistar os objetivos que foram definidos na etapa anterior. Estes  resultados serão medidos quantitativamente.

Vale ressaltar que os objetivos precisam ser elaborados com base nas estratégias da empresa, para que o negócio se desenvolva de maneira eficiente e na direção certa.  Ou seja, essa análise também serve para pautar os resultados-chave, pois eles devem ser criados com base em dados reais e alcançáveis. Somente dessa forma é possível medir os resultados em números reais. 

Para que você entenda melhor, separamos alguns exemplos de OKRs relacionados ao Marketing. Veja a seguir:

Exemplo 1: A empresa quer gerar mais leads para a base de dados

Objetivo: Criar uma extensa base de leads 

Resultados-Chave: Conseguir 20.000 e-mails e aumentar em 20% a taxa de conversão em pop-ups.

Exemplo 2: A empresa deseja melhorar sua presença digital 

Objetivo: Aumentar a presença online.

Resultados-Chave: Elaborar 25 blogposts explorando as técnicas de SEO e crescer em 40% o número de visitantes do site.

De acordo com esses exemplos, é possível analisar como o uso dos OKRs tornam a visualização dos objetivos e das metas muito mais fácil, ajudando a conquistar os resultados de forma mais assertiva. 

Vantagens da implantação dos OKRs

A implantação dos OKRs proporciona diversas vantagens ao negócio. Entre elas está a vantagem de que o método possui uma dinâmica flexível, permitindo maior envolvimento de todos do time.  Esse maior comprometimento ocorre porque uma das características dessa metodologia é a maneira como os objetivos são definidos. Além da elaboração dos objetivos estratégicos definidos pelos gestores e diretoria, os próprios times e colaboradores em geral podem participar ativamente. Eles podem definir seus próprios objetivos e metas, fazendo com que todos se sintam importantes na construção do processo como um todo. 

Outro grande benefício dos OKRS é poder demonstrar de maneira simples e fácil as métricas da empresa, além de poder acompanhar essas métricas bem de perto. Sendo assim, torna-se possível melhorar o desempenho e a performance da sua organização.

Como posso implementar a metodologia OKR na minha empresa?

A empresa adotando a estratégia de implementar o uso dos OKRs é preciso antes de tudo, definir os propósitos e as metas da empresa para alcançar esses propósitos.

Lembrando que o objetivo deve ser criado de forma qualitativa e os resultados (KRs) devem ser elaborados de forma quantitativa, ou seja em números.

O ideal é criar entre 2 e 5 resultados para cada objetivo definido. Assim você cria vários caminhos para alcançar o mesmo objetivo. 

Geralmente a definição de prazos é de três em três meses para os OKRs operacionais e anualmente para OKRs estratégicos. 

Não se esqueça que os objetivos da empresa precisam ser claros e todos os envolvidos precisam ter ciência de todos eles. Dessa maneira, quando os colaboradores forem definir suas próprias metas, eles farão de forma mais eficiente.

Por que a implantação dos OKRs é mais vantajosa do que os métodos tradicionais?

Ao adotar a implantação dos OKRs, é possível determinar os objetivos e metas de forma mais clara e para um período mais curto. Além disso, diferente das outras metodologias mais convencionais, os OKRs facilitam o entendimento por todos, permitem as tomadas de decisão baseadas em dados seguros e reais.

Considerações finais

Concluímos que os OKRs foram criados para ajudar as organizações a realizarem uma gestão mais fácil e assertiva. Tornou-se uma ferramenta fundamental de alinhamento corporativo. Mas é válido dizer que ao optar pela implantação dos OKRs, eles devem ser feitos de forma construtiva e consistente. Somente assim, será possível conquistar bons resultados com o uso da metodologia. 

Busque definir poucos e bons OKRs, assim o time não se confunde em meio a tantos objetivos e não perde o foco. No início serão necessários ajustes pois será uma novidade para todos,porém com o tempo a empresa vai se adequando e vai mantendo somente o que faz sentido para a sua realidade. 

Procure manter o processo de criação e análise dos ORKs trimestralmente, pois dessa forma todos se manterão engajados e a performance vai melhorar gradualmente.

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