Muito ainda se pergunta sobre tráfego pago e tráfego orgânico. Afinal, mesmo sendo termos que fazem parte da realidade e do trabalho de várias pessoas que lidam com gestão de marketing e presença digital, ainda é um assunto que gera muitas dúvidas.
Os dois tipos de tráfego são soluções fundamentais quando o assunto é atrair mais visitantes para um site, blog e redes sociais, afinal, são oportunidades de alavancar as chances de atrair leads e torná-los clientes no futuro.
Entretanto, a escolha da estratégia vai depender do orçamento de marketing que a empresa possui e muitas vezes não é viável investir em diversas opções de atração de audiência.
Por isso, ao fazer o planejamento é importante analisar qual é meta naquele momento e priorizar ou distribuir a verba entre as diferentes ações.
Neste post, vamos falar mais sobre tráfego pago e tráfego orgânico, abordando as características de cada um e quais as principais diferenças entre eles.
Esperamos que a leitura possa te ajudar a definir qual será a prioridade na sua estratégia no que diz respeito a tráfego.
O que é tráfego orgânico?
O tráfego orgânico, como o próprio termo sugere, é quando as pessoas e empresas se interessam pelo seu site e pelos seus conteúdos de maneira natural e espontânea, ou seja, chegam sem a necessidade de investimento direto, aumentando o tráfego do seu site, por exemplo.
Geralmente, encontram suas páginas por meio de pesquisa por palavras chave no Google, por exemplo. Além disso, quer dizer que os visitantes não chegam através de anúncios, nem de listas de contatos e muito menos e-mails.
O tráfego orgânico funciona bem ao oferecer materiais ricos que sejam de interesse do público alvo. Este tipo de conteúdo tem mais respostas ao sanar dúvidas ou ao abordar algum tema relevante.
Vantagens do tráfego orgânico
- Custo benefício – Necessário investir somente no seu próprio site e na criação de conteúdos para melhorar o ranqueamento nas páginas do Google e consequentemente, a relevância para o seu público em potencial;
- Relacionamento com o público – Para se aproximar e estreitar relacionamento com a sua audiência, o importante é colocar os esforços na elaboração de conteúdos de interesse dela, pois estes materiais aumentam o tráfego orgânico porque entregam informações procuradas pelo seu público;
- Redução no custo por lead – Quanto mais desenvolver o tráfego orgânico, menor será o custo para conseguir leads, tendo em vista, que no início será necessário criar muitos conteúdos;
- Relevância – os resultados orgânicos conquistam sua posição no Google através de boas práticas, o que os torna mais relevantes diante dos usuários.
O que é tráfego pago?
Já no caso do tráfego pago, é necessário investir para aparecer para seu público de interesse. Existem diversos espaços mas os mais conhecidos no que diz respeito ao tráfego pago são os anúncios nas páginas de busca do Google.
O funcionamento deste tipo de tráfego acontece da seguinte forma: você define uma palavra-chave e paga para ser incluído no início ou no final da primeira página de pesquisa, pois são espaços que geram ótima visibilidade para a sua empresa/marca.
Vantagens do tráfego pago
- Aumenta o alcance da mensagem – Se o objetivo é ampliar a presença digital ou fortalecer a imagem da marca, o tráfego pago é uma ótima solução, porque dessa forma seu anúncio será colocado em evidência exposto para mais pessoas;
- Flexibilidade – O tráfego pago pode ser utilizado através de formatos de segmentação que podem ser flexibilizados de acordo com a necessidade de cada campanha, seja por idade, sexo, região, entre outros.
- Resultados mais rápidos – Esse tipo de tráfego permite que seu anúncio seja visto de forma mais rápida, sendo uma boa escolha para a divulgação de promoções, eventos e campanhas de curta duração.
Qual é a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?
Sabemos que ambas estratégias têm suas vantagens e desvantagens. Resumidamente, como vimos anteriormente, o tráfego pago, por haver investimento maior, gera resultados mais rápido e com mais facilidade. Entretanto, o tráfego orgânico por ser uma opção de estratégia com baixo custo, faz com que a empresa não gaste tanto, podendo investir mais em outras ações.
No entanto, as duas alternativas possuem um objetivo bastante comum que é aparecer na primeira página de busca. Afinal, um buscador como o Google é um dos sites de pesquisa mais utilizados pelos usuários para pesquisar sobre produtos e serviços.
Para aparecer nas primeiras posições deste tipo de página de busca é preciso primeiramente focar em SEO (Search Engine Optimization) juntamente com estratégias de marketing de conteúdo para ganhar relevância nas buscas. Além disso, outra forma é investir na compra de espaço de anúncios, onde há mais destaque para atrair os cliques.
Conclusão
Quem trabalha com presença digital sempre terá essa grande dúvida quando for para optar pelo tráfego pago e tráfego orgânico, Afinal, todas as empresas querem melhorar seu reconhecimento de marca perante o mercado e construir relacionamento com os clientes. Portanto, planeje suas campanhas e analise qual é a situação e qual seria a opção mais vantajosa naquele momento considerando as características de cada tráfego e o investimento disponível.
Esperamos que você tenha gostado do artigo e tenha bons insights para realizar suas ações de tráfego pago e tráfego orgânico.