O e-mail marketing é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento de estratégias de comunicação pela internet, além de ser um canal de relacionamento aberto entre a empresa e seus clientes.
A aplicação das boas práticas de e-mail marketing é uma grande aliada das empresas que decidem usar esta estratégia de marketing digital. Mas é preciso saber trabalhar essa ferramenta de forma correta para evitar que alguns hábitos atrapalhem os bons resultados.
Para te auxiliar, separamos 5 boas práticas para você conferir se sua empresa não está cometendo esses erros.
O que evitar em relação ao e-mail marketing:
1- Compra de listas de contatos
A estratégia de email marketing só começa se sua empresa tem uma boa lista de emails, mas só é possível conquistar bons resultados e evitar perda de tempo e dinheiro se obtiver permissão do seu público para que possa enviar suas mensagens, o que não ocorre quando se compra um mailing. Caso você não tenha permissão do destinatário para enviar um email, estes envios são direcionados diretamente para a caixa de spam, e não para a caixa de entrada, acabando com a sua estratégia e deixando uma imagem ruim da empresa perante o público.
2- Disparo de emails manualmente
Outra prática comum é o envio feito manual, o que é um erro.
Exemplo, você tem uma lista com 100 contatos e vai disparar um e-mail comunicando uma promoção. Ao enviar para todos os destinatários juntos no mesmo envio, ou até mesmo separá-los em grupos de 10, cada pessoa irá perceber que recebeu uma mensagem idêntica às demais, sem citar o fato de que essa atitude também pode te levar para o spam. Por isso o mais indicado é optar por ferramentas profissionais específicas para elaboração e disparo de e-mail marketing.
3 – Não deixar claro ao destinatário como ele pode cancelar o recebimento dos e-mails:
Todas as suas mensagens deve ter uma clara explicação de como o destinatário pode fazer o descadastro de sua lista. Habilite o aviso de uma maneira que seja fácil para uma pessoa ver, ler, e entender.. Dê um retorno ao usuário avisando que o endereço dele foi excluído de suas bases.
4- Enviar de imagens em JPEG
O envio exagerado de imagens pode fazer com que o emails jamais seja lido. Isso acontece pelo simples fato de que, quando falamos de envio de e-mail, estamos nos referindo ao HTML, que obedece às boas práticas de e-mail marketing. Ao criar um e-mail somente em com imagens no formato JPEG, as chances de o mesmo ir para a caixa de spam são bem maiores. Além disso, os destinatários provavelmente acessem esse tipo de mensagem pelo celular e não consigam ver do que se trata por terem que fazer o download da imagem.
5. Envio exagerado de emails
Manter um bom relacionamento com seu público é fundamental, mas isso não quer dizer que enviar vários emails por mês seja a melhor forma de estreitar essa comunicação.
Uma frequência adequada e sensata, com um envio a cada semana ou a cada 15 dias, seria o ideal. Criar mensagens sem conteúdo, focadas somente na venda do seu produto ou serviço, vai fazer com que seu público se desinteresse rapidamente.
Ao elaborar uma campanha, considere sempre as boas práticas de e-mail marketing, para conquistar bons resultados!