Em alguma conversa sobre marketing digital você provavelmente já deve ter ouvido o termo SEO, certo? Mas antes de falarmos mais sobre SEO, vale entender melhor como são as ferramentas de busca, claro sobre o Google, já que é a ferramenta que possui mais fatia do mercado.
Falando especificamente de Google, ele é formado por um sistema com robôs, que buscam links na internet para acrescentar na biblioteca do Google. Quando é realizada uma busca no Google, 200 critérios diferentes são analisados e mostram os melhores resultados que irão te atender melhor. Os resultados são ordenados, na grande maioria por quesitos de SEO.
Mas, o que é SEO?
O SEO (Search Engine Optimization), é a maneira de aumentar o números de acessos ao seu site e melhorar seu posicionamento nos resultados dos mecanismos orgânicos de busca, através de um conjunto de técnicas.
Como o SEO pode ajudar seu site?
Você irá notar que ao começar uma campanha de otimização em seu site, o posicionamento para as palavras-chave do seu negócio é diretamente ligada à quantidade de acessos que seu site vai ter, gerando assim maior visibilidade para a marca e consequentemente conversões no site.
Sites existem com diversas finalidades. Seja um blog para gerar conteúdo e atrair visitantes para ler os posts, um e-commerce para venda, etc. Cada um terá um objetivo ou conversão diferente, como cadastro, venda, downloads de materiais, etc. Seja qual for a sua área de atuação e seus objetivos, o SEO permitirá que um público segmentado de acordo com suas expectativas seja atraído para o seu site.
Porque a palavra-chave é importante
Temas de textos ou páginas são descritos por palavra-chave ou pequena frase. O Google ou o Bing, por exemplo, utilizam esses termos para achar seu conteúdo dentre as várias páginas existentes na internet.
As palavras-chave são essenciais no desenvolvimento de uma estratégia de otimização. Definir e usar de forma correta certamente fará a diferença entre o seu conteúdo aparecer bem no ranking de busca.
Como escolher as melhores palavras-chaves e como utilizá-las
Após digitar uma palavra-chave, é feita uma análise se o conteúdo dela corresponde ao termo buscado. E só então aparecem os resultados da busca. Para isso aconteça, o Google faz uma “leitura” de alguns elementos importantes do seu site. Veja quais são os elementos:
– URL: É o endereço do site na internet. Mantenha a URL simples ou que contenha o título da página. Exemplo: www.nomedaempresa.com.br/palavra-chave;
– Palavra-chave: Termo digitado na ferramenta de busca, que deve ser a palavra mais importante do seu texto;
– Título (Page Title): Para o Google é o elemento essencial e mais importante. Ele deve conter somente a palavra-chave do texto;
– Cabeçalhos (Headings): São os subtítulos da página e mostram uma hierarquia de informações e a relevância de cada subtema;
– Texto: É todo o conteúdo de uma página do seu site. Nele deve conter a palavra-chave e alguns sinônimos dela. Os textos devem ser de qualidade e relevantes para o seu público;
– Alt text: Caso a imagem não carrega, é o texto que vai aparecer visitante. É interessante que ele também contenha a palavra-chave.
– Links internos: Coloque links internos em seus conteúdos e aumente o tempo de navegação dos usuários dentro da sua página;
– Meta description: Sabe aquele resumo que aparece abaixo do nome do seu site nas páginas de resultado? Esse é a meta description. Nela terá as palavras-chaves e deve garantir que o usuário irá encontrar as informações que procura.
Conclusão
Para aparecer entre as três primeiras posições, o Google considera três fatores essenciais: conteúdo, autoridade e experiência do usuário. O trabalho de SEO está relacionado à credibilidade e relevância de uma página ou um site. Agora que você já sabe como funciona, pode aplicar o SEO no seu site e obter bons resultados para a sua página.
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