Inbound e Outbound Marketing são estratégias atualmente muito utilizadas por vários tipos de negócio.
Os termos podem parecer novos para você, mas na verdade os conceitos de inbound e outbound estão presentes em planejamentos e campanhas de marketing há bastante tempo.
Cada uma destas ações têm suas características, benefícios e desvantagens também, mas saiba que sabendo fazer combinações assertivas entre elas, você pode potencializar seus resultados.
Se você tem interesse em saber melhor sobre estas duas estratégias e descobrir qual é a mais adequada para a sua empresa, continue lendo este artigo.
A seguir, vamos falar mais profundamente sobre o inbound e outbound marketing e como usá-los para performar melhor e aumentar suas vendas. Boa leitura!
Inbound Marketing
O termo Inbound Marketing não possui uma tradução exata, mas na verdade significa marketing de atração. Trata-se de uma estratégia que vem ganhando força ao longo do tempo e cada vez mais as empresas estão adotando.
Podemos dizer que esta técnica se popularizou porque ela é baseada em ações de atração do público-alvo de maneira orgânica, ou seja, mais natural. Sem precisar correr atrás do cliente e sim realizar para atraí-lo até você.
O Inbound também é conhecido por “Marketing de Conteúdo”, pois ele cria proximidade com as pessoas interessadas através da criação de materiais ricos que abordam assuntos de interesse do target. Sendo assim, uma excelente maneira de criar mais conexão e entender melhor as dores e necessidades desse público.
Outbound Marketing
No caso do Outbound, as ações já são mais conhecidas e tradicionais do marketing. Além disso, é uma estratégia que adota ações mais diretas para conquistar os clientes e apresentando e de forma mais direta seus produtos ou serviços.
Hoje em dia, muitos profissionais e pessoas do mercado acreditam que essa estratégia de marketing está ultrapassada e já não gera tantos resultados como antigamente.
Isso ocorre porque trata-se de uma abordagem dita como mais agressiva e completamente diferente do Inbound Marketing que são ações mais sutis de atrair o cliente.
O outbound marketing pode ser realizado através de prospecção de clientes via telefone, propagandas de tv, rádio, eventos, entre outros. No caso da prospecção, apesar de ser considerada como uma técnica inconveniente, ela é aplicada há muito tempo e ainda traz bons resultados para as empresas.
Entenda a diferença entre Inbound e Outbound
Já abordamos sobre a tradução e os significados dos conceitos de Inbound e Outbound Marketing. Além disso, já comentamos também como cada uma funciona. Relembrando: No Inbound, as ações são feitas para que o cliente chegue até a empresa. Já no outbound, a estratégia é ir até o potencial cliente e tentar convencê-lo a fechar negócio com você. Entretanto,além destas diferenças básicas entre as duas estratégias, há ainda as diferenças relacionadas ao retorno esperado, custos e contato com público de interesse. Veja a seguir cada uma delas:
Custos
Se você está se perguntando qual é a estratégia que exige menor investimento para atrair e conquistar os clientes, podemos dizer com certeza que é a de Inbound.
Isso ocorre porque desenvolver conteúdos através de posts e e-books por exemplo, custam bem menos do que as estratégias de outbound que precisam investir alto em time de vendas, publicidade, etc.
Contato
No que diz respeito ao contato com o público, o inbound marketing faz ações mais sutis e menos invasivas. Diferentemente do outbound, onde o contato é realizado de forma direta e mais insistente.
Retorno
O outbound mesmo sendo vista como uma estratégia antiga, ela ainda traz muitos retornos e conversões do ponto de vista de marketing. No caso do inbound, o retorno demora mais, pois o processo de nutrição dos leads é mais lento e precisa-se investir mais tempo.
Como conciliar as duas estratégias de marketing no seu negócio?
Em resumo, as estratégias de inbound e outbound são bem diferentes uma da outra e apresentam benefícios e desvantagens distintas. Porém, ambas têm a mesma finalidade que é atrair potencial cliente e convertê-los em oportunidade real de vendas. Existem diversas empresas especializadas em Outbound, como a Nerus Sales.
Porém, saiba que você não tem que excluir nenhuma das possibilidades. Basta saber combinar de forma planejada as duas estratégias. Afinal, adotando as duas opções e aplicando de forma assertiva, você aumenta as chances de alcance até seu público e terá maior cobertura nas ações. Ao fazer isso, você consegue segmentar melhor seu público e realizar ações mais específicas.
Vale ressaltar que a criação de materiais ricos e a divulgação desses materiais são fundamentais para que as pessoas conheçam a sua empresa e geram empatia pela marca e confiança nos seus produtos e/ou serviços.