Para quem trabalha fazendo o uso de campanhas de e-mail marketing, com certeza sabe como é importante ter uma alta taxa de abertura de emails. Afinal, não adianta ter uma lista enorme cheia de contatos se ninguém clicar nos links que você envia.
Se você faz uma análise das suas campanhas e observa uma baixa taxa de abertura de emails com frequência, provavelmente você não saiba como reverter a situação e começar a melhorar seus resultados.
Mas fique tranquilo que o processo de aumentar a taxa de abertura de emails na verdade é bem mais simples do que você imaginava.
Crie um bom relacionamento com seu mailing
Atualmente devido ao grande acesso à informação, as pessoas são bombardeadas por milhares de emails e propagandas ao longo do dia, e naturalmente o cérebro não consegue captar tudo, então ele vai fazendo uma seleção natural, ou seja o que te atrai e faz sentido para você de alguma forma é retido, o resto você não absorve.
Leia nosso post Boas Práticas de E-mail Marketing.
Por isso é importante que você ofereça um material em que vale a pena clicar. Ao promover alguma coisa, assegure-se de que as pessoas se interessem por ela. Lembre-se sempre da razão pela qual as pessoas aceitaram entrar na sua lista. Saber por que eles assinaram a lista é fundamental para que você envie um conteúdo pelo qual as pessoas se interessam. Sua prioridade deve ser enviar conteúdo relevantes que se alinhem a esses interesses e a essas expectativas.
Conhecer o perfil da pessoa que assinou sua lista também é importante, pois assim você poderá enviar links para conteúdos relacionados aos interesses desse público sem ser percebido como spam.
Outra questão importante é você precisa ter certeza de que seus emails não estão fazendo promessas que não são cumpridas quando as pessoas clicam. Se você fizer promessas falsas somente para chamar a atenção do seu público, talvez suas campanhas tenham inicialmente uma taxa de abertura de emails alta. Porém com o tempo, seus números vão cair e será difícil voltar a crescer, já que as pessoas terão menos confiança no que você envia a elas.
Se você prestar atenção e cuidar dessas questões regularmente, irá construir um bom relacionamento com a sua lista.
Coloque um call-to-action (CTA)
Um dos itens mais importantes que você incluir nos seus emails para melhorar sua taxa de abertura é usar um call-to-action claro e objetivo. Colocar um call-to-action é basicamente dizer a alguém o que ela deve fazer.
Em se tratando de estratégia de marketing, nunca se deve supor que as pessoas vão fazer o que você deseja que elas façam. Por isso é necessário deixar bem claro o que você quer que as pessoas façam e facilitar essa ação ao máximo para elas.
Algo que você deve saber é que é importante ter um único call-to-action, e não vários botões com várias ações. Cada e-mail que você envia deve ter apenas um único objetivo que você quer que as pessoas cumpram. Você pode colocar vários calls-to-action em um único e-mail – mas é preciso que todos eles peçam para as pessoas para fazerem a mesma coisa.
Faça algumas experiências com o design do seu call-to-action. Teste as cores, o texto da ação, o formato do botão, etc. Geralmente um CTA em forma de “botão”, por exemplo, ganha muito mais destaque.
Vale dizer também que a maneira como você elabora e formata seu e-mail pode ter um grande impacto em como as pessoas percebem e interagem com o seu call-to-action.
Não tenha preguiça de testar
Se o seu desejo é driblar a baixa taxa de abertura para suas campanhas de e-mail marketing, é necessário que desenvolva uma força de vontade para fazer testes.
Como abordado, você deve experimentar usar diferentes tipos de linguagem ao escrever o seu call-to-action. Também vale experimentar diferentes tipos de formatação.
Quando notar que sua taxa de abertura de emails cresceu, você provavelmente acertou em alguma coisa.
Outro exemplo, fazer experiências com o horário de envio dos emails. Às vezes as pessoas deixam de abrir um e-mail simplesmente porque ele foi enviado em um horário inconveniente e por isso ficou despercebido na caixa de entrada. Não existe um horário ideal para todas as situações, por isso faça testes. Envie campanhas diferentes em horários diferentes. Provavelmente você vai perceber que alguns padrões de horários funcionam melhor.
Conclusão
As campanhas de e-mail marketing são uma ótima forma de distribuir seus conteúdos de marketing e alcançar um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Porém, o e-mail marketing só valerá o tempo e esforço investido se for possível fazer os usuários clicarem nos links e fazer as ações que você deseja que eles façam.
Se você tem dificuldades com taxas de abertura de emails, é importante que você comece a trabalhar nisso imediatamente, seja aperfeiçoando seus calls-to-action ou alterando a formatação. Naturalmente, isso atrai mais atenção e pode melhorar as taxas de cliques consideravelmente.