A mudança no comportamento do consumidor não é de agora. E, se as pessoas passaram a consumir produtos de uma forma diferente, é normal que o mercado do marketing também precisasse passar por mudanças. Se antes as propagandas eram a principal ferramenta e conseguiam aumentar as vendas, com simples ofertas e chamadas sobre produtos, agora tudo mudou. O surgimento do Inbound Marketing alterou a propagação do marketing digital, focando no conteúdo e no relacionamento para atrair o consumidor.
No também chamado Marketing de Atração, o que existe é uma estratégia de fato, que em conjunto com o RD Station Marketing, reúne ferramentas analíticas, com foco em mecanismos de busca, blogs e redes sociais. Com isso, o consumidor é guiado sem perceber por um imã que o atrai até a venda e também o pós-venda.
Cada passo dado pelo consumidor passa a ser planejado conforme a estratégia de marketing da empresa. Com o Inbound Marketing vender ficou mais relevante e mais barato. Por isso, no artigo de hoje serão apresentados os conceitos fundamentais dessa estratégia que é muito eficaz e chegou para ficar.
As etapas do Inbound Marketing
O Inbound Marketing rompeu com antigos conceitos. O primeiro passo para concretizar uma venda é ganhar o interesse das pessoas. Ao final disso, espera-se que ela se torne uma promotora de sua marca. Para isso existem algumas etapas que devem ser cumpridas.
• Atrair
O primeiro passo visa a atração de desconhecidos que buscam bons conteúdos na internet. Para torná-los visitantes de sua empresa, o ideal é investir em blog posts, estratégias de SEO e redes sociais.
• Converter
A partir do momento em que o desconhecido se torna um visitante, o objetivo é obter mais engajamento para transformá-lo em cliente em potencial. Nesse ponto vale investir em estratégias de persuasão.
• Vender
Com a conversão dessas pessoas em potenciais clientes, é chegada a hora derradeira, que trata de transformar a experiência em venda. Com os conhecimentos adquiridos sobre seu público-alvo, é possível investir em conteúdos mais personalizados e pessoais.
• Encantar
Com a melhor experiência possível, seu papel será fidelizá-lo, a fim de que ele se torne um promotor, propagador de sua marca e de seus produtos. Dar sequência a conteúdos relevantes e diretos vai fazer seu cliente não se esquecer de sua marca.
Após essas etapas será possível mensurar os resultados, que é uma das grandes vantagens do Inbound Marketing. Além disso, investir nesse modelo de marketing inclui outros benefícios como:
• Atingir o público certo;
• Estabelecer relacionamento próximo ao cliente;
• Aumentar o poder de persuasão;
• Otimizar o ciclo de vendas;
• Diminuir custos;
• Aumentar a visibilidade do seu negócio;
• Gerar conteúdos relevantes.
Estratégias para todas as empresas
No Inbound Marketing as estratégias para atração de clientes deixam de ser um custo e passam a ser um investimento. Além disso, elas trazem ótimo custo-benefício, pois envolvem ações assertivas, focadas no perfil de cliente que você pretende conquistar. O Inbound Marketing serve para empresas de todos os portes e segmentos. O Marketing de Atração serve para levar ao consumidor a melhor experiência possível por meio de ferramentas ágeis e qualitativas.
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Um comentário
Muito bom o conteúdo é bem direto, fácil de entender, parabéns.
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