Há tempos o Marketing Digital já virou realidade na vida das pessoas e das empresas. Entretanto, antigamente ter um site simples já era o bastante para ser considerado digital e torna-se ainda mais acessível ao público. Mas, hoje em dia, para captar, conquistar clientes e alavancar suas vendas é necessário muito mais do que isso. Se você quer saber como conseguir captar alunos e aumentar o número de matrículas, neste post revelamos algumas dicas que podem te ajudar.
Foco no segmento de cursos
A maioria das instituições de ensino oferecem um extenso portfólio de opções quando se trata de cursos e programas de formação para estudantes. Entretanto, tenha ciência de que para nicho de cursos, será necessário planejar e executar uma campanha de marketing diferenciada.
Dessa maneira, se a sua instituição está começando agora a investir em marketing digital, o ideal é escolher apenas um segmento e concentrar seus investimentos nele. Se caso este segmento for aquele em que a sua instituição já possua algum reconhecimento regional ou nacional, as chances de sucesso aumentam bastante.
Faça cálculos da sua verba através da Ferramentas de Marketing Digital
Para que atua com Marketing Digital existem alguns indicadores (ou KPIs) importantes com os quais você deve se preocupar: custo por clique (CPC – Cost per Click); taxa de conversão (CRO – Conversion Rate Optimization); e número de leads.
Na verdade, o foco deve ser sempre em conquistar a maior quantidade possível de cliques. Entretanto, quanto menor for o custo de cada clique, mais cliques poderão ser comprados, ou seja, quanto menor for o CPC, maior será o número de leads a serem captados.
Leads significa ligações (ou contatos), mas podemos dizer que cada lead captado no segmento educacional poderá representar uma nova provável matrícula em sua instituição de ensino.
Já, a taxa de conversão (CRO) diz respeito ao indicador de eficiência geral da campanha, isto é, a taxa de sucesso na conversão de cliques em leads. Para fazer o cálculo do percentual, é simples. Por exemplo: se a campanha recebeu 100 mil cliques e, desses, 5 mil foram convertidos em leads, teremos um CRO de 5%.
Ferramentas indispensáveis sua campanha
Para entender este cálculo e de onde vem os cliques, é fundamental conhecer algumas ferramentas indispensáveis para que sua campanha tenha o resultado esperado.
Google Ads
O Google Ads voltado para o Marketing Digital na Educação pode ser um forte aliado para a divulgação de serviços e a captação de novos alunos. Entretanto, para divulgar usando este tipo de anúncio é fundamental planejar em alguns pontos específicos para esse segmento tão importante quanto o educacional. O Google Ads para escolas e instituições de ensino precisa ter uma estratégia bem definida para que gere resultados satisfatórios tanto na captação de novos alunos como no aumento do número de matrículas.
Outro fator importante é ter um bom conhecimento de quem é o público alvo da campanha, definindo de forma estruturada a persona da sua instituição de ensino e, também, observar e mapear sua jornada de compra para que seja possível fazer ações de marketing com conteúdos que realmente atinjam de os seus leads no melhor momento.
Mídias sociais
Outra forma de garantir cliques de uma campanha digital é através de posts nas redes sociais. Entretanto, os cliques provenientes dessas mídias terão que ser conquistados através de postagens atrativas, criativas, interessantes e inteligentes.
Nesse caso, é importante ter em mente que quem navega nas redes sociais não necessariamente está interessado em seu produto ou serviço. A grande maioria dos usuários está em busca de diversas outras atividades sendo elas sociais, de entretenimento, profissionais, etc.
Sendo assim, existem duas maneiras de utilizar as redes sociais para captar novos alunos: ter um perfil com muitos seguidores, o que leva tempo e muito esforço de longo prazo, ou então a compra de cliques e/ou visualizações para as suas postagens.
A compra de visualizações (ou views) nessas redes sociais ocorre de forma bastante similar a como ocorre no Google, mas é possível também optar pelo pagamento por clique consumido, diretamente no espaço de gerenciamento de suas campanhas nas redes sociais.
Youtube
Com perfil híbrido de rede social, como um media center, o Youtube se comporta como os canais de TVs por assinatura, como o NetFlix, com a diferença de ser uma plataforma gratuita para o usuário.
Caso o seu sistema educacional tenha uma estrutura de produção de conteúdo para vídeo, o Youtube pode ser um ótimo meio de captação de matrículas. Assim como no Google, para fazer um anúncio no Youtube, você pode utilizar o próprio Google Ads.
Vale se atentar ao uso e escolha das palavras-chaves e no perfil do público-alvo, fazendo as configurações mais assertivas quanto à região de onde acessam a plataforma, entre outras características de público oferecidas pela ferramenta.
Email Marketing
Muitas pessoas acham que o e-mail marketing não é mais tão bem visto em campanhas de marketing, mas saiba que dependendo do perfil do público-alvo de sua instituição de ensino, essa pode ser uma excelente opção, principalmente quando o foco da campanha for o público adulto.
Nas campanhas de e-mail marketing é importante se atentar à periodicidade e intensidade de disparos, pois apenas para quem aceitou receber e-mails de sua instituição, deve continuar recebendo sua comunicação.
Se você quer saber mais sobre campanhas desse tipo, veja aqui algumas boas práticas de e-mail marketing!
Inbound Marketing e o Funil de Conversão
O segundo passo agora é alavancar suas matrículas, através de um grande funil de conversão.
Imagine uma jornada, um caminho em que o lead precisa percorrer para se tornar um cliente em potencial. Para isso, sua instituição vai utilizar diversas ferramentas para cercar o seu público-alvo de forma simultânea e recorrente.
Quando acessar o seu site entrará em contato com um chatbot que está conectado ao WhatsApp, onde receberá contato dos interessados em seus cursos. Mesmo não tendo uma equipe para responder naquele momento, o número de telefone/WhatsApp do interessado será convertido em lead qualificado para alimentar o seu banco de dados. Simultaneamente, o mesmo interessado pode visualizar um post impulsionado por você no Instagram, por exemplo. Ao ler o post e clicar no link para conduzi-lo ao site da sua instituição, ou a uma landing page elaborada especialmente para captação de leads, é possível ter uma captação convertida a partir da rede social.
Para ajudar na elaboração de campanhas de Inbound Marketing, recomendamos o uso de uma plataforma de CRM associada a uma ferramenta de Inbound Marketing.
O RD Station é uma ótima forma de criar e gerenciar campanhas e acompanhar o fluxo de leads ao longo de todo o funil de conversão. A plataforma dispõe de um módulo chamado RD Marketing que trabalha os leads desde a sua geração até a conversão. Já o RD CRM atua como uma ferramenta de análise e acompanhamento da jornada do lead já convertido, até a sua conversão em último estágio, que no caso do Marketing Digital na Educação seria a efetivação da matrícula.
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