Os setores de marketing e vendas estão sempre trabalhando de forma muito próxima, porém, justamente por isso, podem surgir muitos conflitos. Quando um lead não converte, qual setor é o responsável: foi o marketing que qualificou muito cedo ou foi o setor de vendas que não soube vender o peixe?
É por conta dessas situações que esses departamentos costumam ter problemas, porém, há meios de uni-los e fazê-los trabalhar em grupo, um ajudando o outro. Você vai descobrir agora, justamente, como fazer isso, confira!
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Qual a diferença entre marketing e vendas?
Sim, esses setores são diferentes e um, dificilmente, vive sem o outro. Afinal de contas, o marketing é que gera o interesse no público-alvo para que este, por sua vez, queira comprar os produtos e serviços que a empresa oferece e é aí que a equipe de vendas entra em cena.
Portanto, o marketing costuma vir antes, com uma estratégia que seja compatível com o objetivo do negócio naquele momento, passando para a equipe de vendas as pessoas que apresentam maiores chances de comprar.
Um não substitui o outro e cada um tem o seu papel de destaque dentro da empresa.
Como fazer com que marketing e vendas trabalhem juntos?
Mostre que os dois são essenciais
Dificilmente uma empresa vai sobreviver sem uma boa equipe de vendas e o mesmo podemos falar sobre o marketing. Como já diz a célebre frase, o marketing é a alma do negócio. Assim, cada setor tem um papel essencial para o crescimento e o sucesso da empresa e é importante que saibam disso.
Estabeleça métricas em comum
Por exemplo, você pode estabelecer uma meta para que o marketing consiga gerar uma quantidade X de leads qualificados, enquanto que a equipe de vendas pode ter uma meta de tempo estabelecida para fechar as vendas desses leads.
Mantenha ferramenta sem comum
Um CRM que tanto a equipe de marketing quanto a de vendas sejam capazes de adicionar os dados relevantes para os dois times pode ser uma ótima maneira de estabelecer um elo entre as duas equipes. Além disso, o acesso em conjunto dessas informações facilita a vida de todos e, consequentemente, gera mais negócios para a empresa.
Percebeu como é possível unir a equipe de marketing e vendas e assim, reduzir consideravelmente os possíveis conflitos que podem surgir?
Se você está precisando de ajuda nesse aspecto, saiba mais sobre o nosso serviço de consultoria e treinamento. Ele pode auxiliar suas equipes direcionando-as para objetivos em comum!