Baseado em ações, o marketing de performance está focado estrategicamente em geração de leads, conversões, relacionamento e vendas, com apenas um objetivo: bons resultados.
No mercado digital, tudo muda o tempo todo e com isso geralmente não há tempo hábil para acertar em uma única estratégia logo de primeira, fazendo com que os profissionais de marketing tenham que realizar diversas ações simultaneamente para detectar o mais breve possível o que não está funcionando e já refazer alguma estratégia.
Por isso a análise da performance digital é de extrema importância, pois são esses indicadores, que não devem ser confundidos com métricas de vaidade, que farão com que o caminho da aplicação da ação e a “correção de rota” sejam refeitos em um curto espaço de tempo e com mais precisão.
Os 5 tipos de marketing de performance
1. Impressões
Este termo é utilizado quando o objetivo é se referir ao número de visualizações (impressões) pelos utilizadores na web. Poderá ser em um site, numa landing page, em anúncios online ou em publicações nas redes sociais. O número de impressões é um dos indicadores considerados nos relatórios de análise, de modo a avaliar a performance de um determinado anúncio ou publicação, ou a eficácia que um website tem, tendo em conta o número de impressões, visitas e conversões. Mas fique atento! Uma diferença muito grande entre o número de impressões e o número de cliques, pode ser um mal sinal.
2. Cliques
Quando o usuário é impactado e se interessa pelo anúncio recebido, ele decide clicar nele e então é redirecionado para o website e pode vir a interagir com a marca de alguma forma.
Uma alta taxa de cliques significa que o anúncio está funcionando bem, está chamando a atenção dos usuários. Por outro lado, uma taxa de cliques baixa é preocupante. Neste momento é hora de analisar e melhorar seu anúncio, fazer testes e verificar como é possível melhorar esta taxa.
3. Engajamentos
Engajamento é envolvimento, interação e relacionamento com a marca, que vai além do número de seguidores em uma rede social ou likes em uma postagem.
Um exemplo de engajamento com a sua marca pode ser quando um usuário compartilha seu conteúdo nas redes sociais ou também dá uma curtida, comenta o conteúdo postado e segue as notícias da sua empresa.
4. Leads
Um lead é alguém que entra em contato de alguma forma com sua marca e está em busca de mais conhecimento ou informações sobre seu produto ou serviço. Ele demonstra interesse no que você tem para oferecer e pode se transformar, aos poucos, em potenciais clientes.
Esse visitante é ideal para seu negócio pois, mesmo que ele ainda não tenha realizado nenhuma compra, ele está antenado com o que você faz e quer saber mais sobre sua marca. E, para conseguir mais informações sobre seu produto ou serviço, esse usuário está disposto a te passar informações pessoais, como o e-mail, telefone, em troca de conteúdos relevantes para ele.
5. Vendas
Você sabe quando está no caminho certo quando as vendas aumentam devido a sua abordagem e seu bom relacionamento com seus leads qualificados.
Em resumo, podemos concluir que com o marketing de performance é possível mensurar e entender mais a fundo quem é o seu cliente e estar em constante análise do investimento da empresa. E por isso, é possível afirmar que o marketing de performance pode trazer excelentes resultados para o seu negócio!