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  • agosto 10, 2021
  • 4:00 pm

Orçamento para marketing digital: como definir

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Elaborar um orçamento de Marketing Digital é uma tarefa trabalhosa. Por se tratar de um assunto relativamente novo para muitas pessoas, o Marketing Digital tem suas particularidades, mas uma vez que se aprende, fica mais fácil de lidar.

O processo de elaboração e definição de orçamento é fundamental para o sucesso das campanhas de marketing. Afinal, ele é a base da gestão financeira e é onde todo o investimento para a área está concentrado para gerar lucros online.

Neste post você vai aprender mais sobre orçamento para marketing digital e como definir da forma correta. Confira!

Orçamento para Marketing Digital – Como definir?

Saber o que fazer  com seu orçamento de Marketing Digital significa definir qual o objetivo você quer alcançar. Existem algumas maneiras assertivas para definir o seu orçamento. Veja a seguir:

Veja o histórico de vendas e crescimento para definir uma meta 

Ao fazer uma análise do histórico e crescimento de vendas do período anterior, é possível determinar uma estimativa de crescimento baseada em dados reais. Inclua também algumas variações relacionadas à economia, mercado, concorrência, assim você consegue ter uma visão mais macro de todos os possíveis cenários. 

Sempre determine as metas de vendas antes de definir qualquer investimento em Marketing Digital.

Descubra qual a margem de cada solução 

Antes de partir para o orçamento em si, é preciso saber qual é a margem disponível para trabalhar em cima. 

Primeiramente, descubra qual é o ticket médio que sua empresa tem por cada venda. Após essa etapa, saiba qual o valor gasto em média para entregar o que foi prometido durante a venda. Feito isso, some todos os custos (menos os de Marketing) e faça a divisão pelo número de vendas. O resultado é basicamente a sua margem por venda. Agora basta saber quanto dessa margem a empresa vai querer investir em Marketing Digital.

Recorra ao histórico mais uma vez e faça o cálculo das despesas de Marketing do ano anterior e divida pelo número de vendas. Assim, você consegue saber quanto é investido em Marketing Digital por venda.

Nesse caso, fique sempre atento às necessidades e prioridades da empresa naquele momento. Se os objetivos da empresa estão mais voltados para a atração de leads, por exemplo, as áreas de Marketing e Vendas precisam de mais investimento. Mas, se o momento é de melhora de infraestrutura, o orçamento de Marketing será menor. 

Faça o cruzamento dos dados  e defina o orçamento para Marketing Digital

Agora que você já tem noção do número de vendas que deseja fechar e quanto pode investir em Marketing Digital por cada venda, basta multiplicar um indicador pelo outro e você já tem o valor do orçamento para Marketing Digital.

Faça uma análise prévia sobre possíveis mudanças no orçamento 

Tenha em mente que o orçamento para Marketing Digital não deve ser baseado somente nas vendas. Se a sua empresa não tem um site ou blog, por exemplo, um investimento maior precisa ocorrer antes.

Portanto, é fundamental definir o nível de flexibilidade de datas que o gestor de Marketing Digital tem para fazer seus investimentos e apresentar um nível de negociação aceitável. 

Como os gestores avaliam o orçamento solicitado pelo Marketing

Antes de qualquer ação, os gestores (diretoria), vão avaliar se é possível implementar o que foi solicitado pelo Marketing. Para saber, existe outro cálculo a ser feito: determinar a margem que a empresa terá ao fazer esse investimento e fazer uma avaliação do quanto esse modelo se sustenta de acordo com o perfil e interesses da empresa.

Se a empresa tem como objetivo um crescimento rápido, geralmente a margem de lucro por venda é menor. Esse fator também pode ocorrer quando está sendo feita a implantação inicial da nova estratégia, onde o aumento da margem de lucro ocorra no futuro próximo. 

Outro ponto importante que deve estar no planejamento é que o Marketing Digital tende a diminuir o CAC (Custo Por Aquisição) e aumentar a margem e as vendas. O Marketing Digital deve ser implementado por questões estratégicas e não simplesmente porque todo mundo está fazendo. 

Caso a empresa tenha dificuldade em fazer essas análises, é possível contratar agências e empresas especializadas na área para auxiliar no planejamento e na identificação do que é possível fazer para ter uma gestão de marketing mais assertiva e ter maior retorno sobre o investimento (ROI) com a área de Marketing Digital.

Se você tem interesse em saber mais sobre Marketing Digital, continue acompanhando nosso blog! 

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