A Gestão de Marketing envolve diversos processos, desde o planejamento das campanhas até a análise e controle das ações realizadas.
De maneira geral, o objetivo da área de Marketing é realizar ações estratégicas que atinjam o público-alvo através de técnicas e metodologias específicas da área, ou seja, seu papel é coordenar e controlar a comunicação entre a companhia e o mercado em que está inserida.
Como o setor de Marketing atua em diferentes frentes e muitas delas ao mesmo tempo, sua gestão assertiva é fundamental para colher bons resultados.
A gestão de Marketing tem como responsabilidade a criação de produtos e serviços, preço, distribuição, divulgação, criação de relacionamento com clientes internos e externos, produção de conteúdo, análise de resultados e muito mais. Entretanto, dependendo do perfil da empresa ou do tipo de gestão, a área de Marketing pode ter muito mais responsabilidades.
Devido ao número de atividades que são responsabilidade desse setor, as empresas precisam cada vez mais em implantar processos eficientes e uma gestão de Marketing que atinja os objetivos da empresa.
Hoje em dia, com o aumento do uso da internet e das redes sociais, a Gestão de Marketing se torna ainda mais presente e importante com ações de Marketing Digital. Afinal de contas, a empresa precisa estar sempre atenta às mudanças da atualidade e aos comportamentos de consumo.
Neste post, vamos falar sobre as responsabilidades do setor e o papel da Gestão de Marketing nas empresas. Confira!
O que é Gestão de Marketing e qual seu papel nas empresas?
Consideramos que a Gestão de Marketing é um processo que cria e gerencia o plano de marketing empresarial desde sua concepção até a execução, isto é, é um trabalho que engloba branding, design, propaganda, publicidade, eventos, brindes, dentre outros.
Hoje em dia, toda e qualquer empresa precisa de um setor de marketing, independente do segmento de atuação. Ademais é a gestão de Marketing que fará com que a empresa se torne conhecida e zele pela sua imagem.
Outras responsabilidades que também chegam a ser da área são os processos de pesquisa e inteligência de mercado, análise do público, concorrência, etc. Todo esse trabalho é feito para assegurar que a empresa se comunicará da melhor forma com seu nicho.
No que diz respeito especificamente aos gestores de Marketing, cabe a eles a tarefa de criar planos e estratégias eficientes e que respeitem o orçamento da área.
Outro fator importante, é que uma boa Gestão de Marketing segue um cronograma pré-definido, que leva em conta datas comemorativas, sazonalidade e épocas importantes. Geralmente, no varejo o foco é em vendas para o Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, por exemplo.
Quais as responsabilidades da Gestão de Marketing?
Se você ainda tem dúvidas sobre as responsabilidades da Gestão de Marketing, listamos as principais tarefas que todo setor de Marketing deve realizar:
Gerenciar orçamentos para campanhas de mídia e marketing
Primeiramente, antes de começar a realizar qualquer ação, é importante saber qual é o orçamento da área para cada campanha. Pois, não se pode sair planejando e colocando em prática sem saber quanto vai custar para a empresa. Portanto, é de responsabilidade da gestão de marketing fazer um levantamento anual das campanhas e fazer uma previsão de gastos. Assim, é possível verificar se cabem no orçamento e tirar o projeto do papel.
À medida em que se constrói um bom relacionamento com parceiros e fornecedores, é possível diminuir os custos de produção e veiculação. Dessa forma, o orçamento fica menos engessado e o gestor pode diversificar as ações.
Coordenar campanhas de marketing em vários canais
Uma das responsabilidade fundamentais da gestão de Marketing é fazer testes. Ao passo que as ações vão sendo realizadas, torna-se mais fácil analisar o que realmente gerou bons resultados. Isso vai permitir que se encontre novas oportunidades e soluções para a área.
Como a área realiza muitas campanhas e ações, coordenar todas essas atividades é essencial para o sucesso do Marketing.
Definir indicadores e métricas de análise
Para que se alcance os resultados, é preciso saber onde se quer chegar. Por isso, a definição de metas é muito importante. Assim, o time de marketing consegue enxergar de forma clara qual é o objetivo da área e assim planejar suas ações. Porém, para saber se estão seguindo no caminho certo, é preciso fazer análises durante o percurso.
A criação de indicadores e métricas, fará com que a gestão de Marketing consiga avaliar o desempenho de campanhas e corrigir qualquer problema que surja durante o processo, a fim de solucionar problemas onde a performance não está como previsto.
A gestão de Marketing também realiza regularmente o acompanhamento dos resultados visando entender o desempenho atual de todas as ações e recalcular a rota se for preciso.
Esse trabalho analisa métricas como taxa de abertura de e-mails, número de cliques, o retorno de publicidade, técnicas de SEO (Search Engine Optimization), CAC (Custo de Aquisição por Cliente), entre outros.
Agora que você já entende como funciona e qual o papel da gestão de Marketing nas empresas, temos certeza de que conseguirá fazer um acompanhamento mais detalhado dessas atividades para implementar um planejamento mais estratégico dentro do seu setor de Marketing.
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