Você sabe qual é a jornada de compra do seu lead quando o assunto é colocar em prática as estratégias de Inbound Marketing no seu negócio? Se você não sabe do que se trata, acompanhe o post de hoje, que vai te ajudar a entender melhor o fluxo que seu lead passa até decidir realizar de fato uma compra.
A jornada de compra dentro da estratégia de marketing digital, nada mais é do que o caminho que seu potencial cliente atravessa até comprar seu produto ou serviço.
Podemos dizer que quando seu lead está em alguma dessas fases, ele entrou no funil de vendas. Trata-se de processo mais direcionado para pessoas que já sabem que tipo de produto ou serviço desejam adquirir.
Mas o que é um lead?
Um visitante que chega até o seu site não é um lead, por exemplo. O lead é uma pessoa ou empresa que têm potencial para se tornar um cliente, após conhecer sua empresa e pensar nela como uma opção de compra.
Quando ele demonstra interesse é o momento em que ele se sempre mais confortável em disponibilizar seus dados de contato e passa a fazer parte da sua base de emails, se tornando assim um lead.
Vale esclarecer que nesta fase a venda não é garantida, porém as possibilidades de sucesso são bem maiores.
Quais as etapas da jornada de compra do seu lead?
Como dito anteriormente, o cliente passa por diversas etapas até fechar fechar a compra. Vamos às etapas?
1- Aprendizado e Descoberta
Nesta etapa, o contato acontece a princípio somente por curiosidade. O lead ainda não sabe que tem uma necessidade relacionada ao seu produto ou serviço.
Por isso é preciso criar essa necessidade, elaborando conteúdos e materiais onde ele se sentirá cada vez mais interessado em saber mais sobre a sua empresa.
Como esse conteúdo faz parte do estágio da descoberta, ele deve orientar o seu lead para a etapa da consideração.
Aqui é importante abordar sobre o problema e mostrar ao final como é possível resolvê-lo, citando a sua empresa.
2- Consideração
Nesse momento, seu lead terá várias possibilidades em mãos para analisar. Para facilitar a compreensão, vídeos explicativos e postagem nas suas redes sociais são uma ótima pedida para que escolham a resolução do problema. O importante é criar o senso de urgência nele, para que ele siga para a próxima etapa da jornada em busca da solução.
Mas vale ressaltar que não se deve empurrar produtos e serviços de forma aleatória. Apresente o que vem tem disponível no mercado, mostre a ele os benefícios mas o deixe à vontade para decidir.
3- Decisão
Seu cliente chegou na fase de decisão. Ele já comparou todas as opções, verificou benefícios e valores.
É aqui que você deve falar muito bem do seu produto ou serviço. Se for o caso, faça demonstrações, elabore cases de sucesso, depoimentos de clientes que já adquiriram o seu produto e tenha gostado, etc. Como nessa etapa do funil haverá menos publicações, é importante já deixar pronto os conteúdos para o próximo nível.
Conclusão
A jornada de compra de um lead tem retornos altamente positivos para as empresas. As empresas terão em mãos informações valiosas sobre seus clientes, o que permitirá fazer um trabalho direcionado. O relacionamento entre cliente e empresa também poderá ser beneficiado com essa segmentação.
Clique aqui e entre em contato conosco e faça o mapeamento da jornada de compra do seu cliente!