A segmentação de clientes é fundamental para que a comunicação seja direcionada de forma assertiva para o público alvo. Isto é, alcançar as pessoas certas e que estão realmente interessadas na sua solução faz toda a diferença.
Segmentar ajuda muito no momento de encontrar leads qualificados e gerar mais vendas, mas muitas empresas ainda possuem dúvidas sobre a importância da segmentação e como fazê-la.
Se você também quer saber mais sobre segmentação de cliente e por que trabalhar com ela, continue lendo este artigo!
Por que trabalhar com segmentação de clientes?
Ao trabalhar com a segmentação de clientes bem definida e alinhada com os propósitos da empresa, é possível criar melhores estratégias de vendas. E, assim encontrar clientes em potencial que tenham fit com a solução oferecida, gerando mais oportunidades de negócio.
Conheças as vantagens da segmentação
Clareza e definição nas abordagens
Uma das vantagens ao optar por separar clientes por perfil é poder elaborar ações que se comuniquem diretamente com o perfil desejado. Ou seja, quando você define com quem você quer falar e sabe todas as características daquele público, automaticamente fica mais claro como você deve abordá-lo.
Isso vale também para a equipe comercial, afinal segmentar clientes pode ajudar ativamente os profissionais de vendas na hora de conduzir uma negociação dentro da jornada de compra.
Optar pela segmentação que traz mais resultado
Realizando segmentações e testando-as juntamente com dados históricos relacionados às métricas comerciais, é possível analisar e optar por aquela segmentação que gera mais conversão.
Afinal, focar os esforços onde o potencial de negócios é maior, ganha-se tempo e melhora a performance do time comercial.
Maior fidelização de clientes
Outro grande benefício ao realizar segmentação, são os ganhos relacionados à fidelização e retenção de clientes.
Com a divisão do seu público alvo em grupos, é possível treinar a equipe de Pós-Venda para que se tornem especialistas em determinada área que esteja diretamente ligada à segmentação.
Ao se tornar especialista em determinado segmento, é possível prestar um melhor atendimento direcionado ao sucesso do seu cliente. Sabendo quais as reais necessidades de cada mercado, fica mais fácil entender o que o cliente precisa e tentar ajudá-lo da melhor maneira possível.
Segmentação para B2B
Existem diversas formas de segmentar clientes. No caso de empresas B2B (business-to-business), é possível segmentar através de informações focadas em: atuação de mercado, tamanho da empresa, nicho, serviços e produtos oferecidos, localização por região, cidade, estado etc.
Segmentação para B2C
No caso das empresas que atuam diretamente para o consumidor final (business-to-consumer), a segmentação pode se basear em dados relacionados hábitos de consumo, interesses em geral, gênero, poder aquisitivo, idade, local de moradia, estado civil, etc.
Os tipos de segmentação citados são somente alguns exemplos que podem servir como base. Conforme a empresa vai conhecendo o seu público e vendo quais segmentações geram mais resultado, é possível cruzar os dados dessas segmentações e a partir delas, criar novos perfis de público.
Uma das questões mais importantes, é regularmente revisitar essa segmentações para checar se ela ainda fazem sentido e continuam gerando bons resultados. Ao fazer essa análise periodicamente é possível corrigir o que está errado e realinhar as estratégias corporativas, tornando-as mais eficazes.
Esperamos que você tenha gostado do artigo de hoje. Se precisar de ajuda para trabalhar com segmentação, clique aqui e entre em contato conosco!