Já ouviu falar em régua de relacionamento dentro do marketing digital? É um tipo de estrutura automatizada que consegue enviar e-mails para os usuários certos, de acordo com algumas características e comportamento.
E para aqueles que acham que o e-mail morreu ou que só é usado para divulgar um produto ou serviço, engana-se.
Hoje em dia, o e-mail marketing se tornou uma ferramenta poderosa para nutrir leads e fazer conversão, ou seja, gerar mais vendas. E, para usar essa estratégia da melhor maneira, a régua de relacionamento ajuda bastante.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira abaixo como usar essa estrutura da melhor forma possível!
Quais as vantagens de uma régua de relacionamento?
Antes de começar a criar uma, você precisa entender por que deve criar uma régua de relacionamento. Afinal de contas, a estratégia de marketing precisa fazer sentido.
Veja algumas vantagens:
- aumenta o engajamento;
- vende mais produtos;
- educa novos usuários;
- traz de volta à empresa usuários que estavam inativos.
Viu como essa pode ser uma excelente estratégia de marketing digital para o seu negócio?
Como criar uma régua de relacionamento?
Agora que você já sabe para que precisa de uma, vamos explicar como criar uma régua de relacionamento que seja realmente eficaz.
1. Dê boas vindas
A primeira impressão é a que fica e isso é bem verdadeiro quando o assunto é sequência de e-mails.
O usuário está recebendo o primeiro material da sua empresa e, portanto, você precisa caprichar no layout e no conteúdo que vai enviar neste momento.
Como é o primeiro e-mail, a ideia principal é informar o motivo de o leitor estar recebendo e o que vai acontecer em seguida, ou seja, que ele vai receber outros e-mails com conteúdo, a frequência e que poderá cancelar a qualquer momento.
Ah sim! Esse não é o momento de analisar as métricas. Deixe essa etapa para outro momento. O objetivo principal aqui é levar o usuário para a próxima etapa na jornada de compra.
2. E-mails Follow Up
São e-mails para sondar se a sua estratégia está ou não dando certo e levar o usuário para mais adiante na jornada de compra.
É o momento de verificar se os e-mails estão ou não sendo entregues da forma correta e se as personas estão no momento certo.
Para ter bons resultados aqui, é interessante, por exemplo, fazer perguntas, oferecer uma oferta contextualizada com o momento e etapa do funil de vendas e saber se o conteúdo está, de fato, sendo útil para o leitor.
3. E-mails de abandono de produto
Você mesmo já deve ter feito uma simulação de compra em um site e acabou deixando os produtos no carrinho sem finalizar.
Depois de poucos dias, recebeu um e-mail da loja lembrando a você sobre os produtos que ainda estavam no carrinho, levando-o a concluir a compra.
Esse tipo de e-mail é bastante útil na sua estratégia de e-mail e precisa fazer parte da sua régua de relacionamento.
Além de um e-mail para lembrar, existem outras estratégias como estimular o usuário a retornar ao site independente se for para comprar os produtos no carrinho ou não ou entender por que ele não conclui a compra. Será que houve algum bug no site no momento? Será que os valores no final ficaram diferentes?
4. E-mails de nutrição
Um dos objetivos do Inbound Marketing é educar o público-alvo sobre o seu produto ou serviço. Então, e-mails de nutrição devem fazer parte da sua régua de relacionamento.
O usuário deverá receber e-mails com conteúdos correspondentes a meio e topo de funil. Essa é a melhor maneira de levar alguém a comprar o seu produto sem “queimar na largada”.
Resumindo: aqui é o momento de enviar conteúdo adequado, para a persona certa, no momento certo.
Viu como ter uma régua de relacionamento para sua estratégia de e-mail marketing é importante? Ela vai te oferecer o direcionamento adequado a sua sequência de e-mails. Não se esqueça de casar isso com a automação em marketing. Vai ajudar muito a sua equipe e a empresa a ter melhores resultados.
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