Já imaginou que bom seria ver os leads entrando na sua base e as vendas acontecendo apenas com uma campanha de marketing ativada por automação? Seria ótimo, não é mesmo? Mas a realidade é bem outra…
Planejar e configurar uma campanha é apenas o primeiro passo da jornada de sucesso. Para uma ação ser realmente efetiva é necessário realizar a gestão da automação e fazer otimização constantemente para que todo o processo em conjunto gere os resultados esperados.
Você sabia que a ferramenta de automação de marketing produz melhor cada vez que você se dedica a ela? Pois é… Ao invés de configurar suas campanhas e deixá-las ativas por tempo indeterminado, busque melhorá-las, sempre que possível. Quanto mais análise e alinhamento houver, mais resultados a empresa terá.
Outro erro bem comum é ignorar a jornada de compra. Analisar as diversas formas e variáveis que despertam o interesse dos seus potenciais leads, é fundamental. Cada cliente é único e descobrir a motivação, as dúvidas e quais informações eles já obtém sobre seu produto pode ser crucial para gerar futuras vendas. Por isso os conteúdos elaborados durante a jornada de compra devem ser de acordo com cada passo que seu cliente dá.
Outro ponto que vale dar atenção é segmentar seus leads. A comunicação entre sua empresa e seu lead deve ser clara e efetiva. Para isso, dentro da plataforma de automação de marketing, é possível formar grupos de perfis parecidos, aumentando gradativamente, o nível de entendimento e o interesse do lead sobre o produto até o fechamento da venda.
Resumindo, não se contente apenas uma campanha que esteja funcionando e que gera algumas vendas. Pense sempre de forma macro para obter potenciais resultados para a sua empresa.