Atualmente as empresas estão cada vez mais próximas de seus clientes e isso se deve muito às estratégias de marketing de conteúdo.
A competitividade aumenta a cada dia e por isso se destacar no mercado e atender os interesses e desejo do consumidor nunca foi tão relevante.
O foco corporativo hoje é engajar o público, saber suas dores e solucionar os seus problemas, tornando- os defensores da marca. Para alcançar esse feito, muitos têm investido em campanhas e ações de Marketing de Conteúdo, ou seja, ao aplicar essa técnica é possível alcançar um bom engajamento.
Veja neste artigo mais sobre esse tipo de estratégia e porque adotá-la em seu negócio. Confira!
Vantagens em investir no Marketing de Conteúdo
A seguir, você verá as principais vantagens que a estratégia do Marketing de Conteúdo pode trazer para o seu negócio.
Aumento do tráfego no seu site
Estudos apontam que 80% dos usuários da internet utilizam o Google para fazer buscas de produtos, serviços e informações em geral. Além disso, pesquisas relatam que as empresas que adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo têm 1,3 mais visitas e geram 1,4 mais leads. Isso prova que estar entre os os primeiros resultados do Google, que geralmente são os mais acessados, é a grande oportunidade de aumentar o tráfego do seu site e conquistar novos leads.
Entretanto, para sua marca aparecer nessas posições tão concorridas, é necessário desenvolver materiais ricos e conteúdo relevante e completo para seu público.
Engajamento com sua marca
O Marketing de Conteúdo tem a capacidade de melhorar o engajamento do seu público com a sua marca, pois vai se criando um relacionamento mais próximo e constante com seu potencial cliente.
Ao produzir conteúdos ricos e bem elaborados, consequentemente você vai aumentando as interações dos leads com sua marca e melhorando esse engajamento. Quando as pessoas gostam e se identificam, elas viram defensoras da sua marca, o que torna mais fácil elas recomendarem seu produto/serviço para outras pessoas.
Consciência de Marca
O Brand Awareness ou Consciência de Marca trata-se métrica que avalia o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores. A vantagem é poder criar conteúdos que criem um relacionamento com seu público de interesse, e que ajudem também sua marca a ganhar notoriedade no mercado.
Além disso, contribui para que as pessoas conheçam seus produtos e/ou serviços, ajudando na decisão de compra, já que temos a tendência de comprar de quem conhecemos e confiamos.
Se você tem um lead que mostra sempre interesse pelos seus conteúdos, ele vai dar preferência para sua marca quando precisar de uma solução que você ofereça. Afinal, ele sabe quem você é e você já ajudou ele com informações valiosas.
Poder educar seu público
Muitas vezes sua audiência não tem muito conhecimento sobre o mercado em que sua empresa está inserida, para que servem suas soluções e etc. Mas, saiba que isso é normal e deve ser visto como uma oportunidade de educar seu público.
Ao adotar a estratégia de Marketing de Conteúdo, você consegue elaborar materiais que possam sanar as dúvidas de seus clientes e eles vão entender melhor o que você faz e vai tomar a decisão de compra sozinho.
Elaborando conteúdo de qualidade, é possível contornar possíveis objeções e aumentar a satisfação dos seus clientes, que chegarão na fase decisiva de compra sabendo o valor agregado e propósito do que você oferece.
Gerar mais leads
Não adianta apenas aumentar o número de visitantes para o seu site sem que você tenha acesso às informações deles. Sem saber seus interesse e dores, fica difícil educá-los e engajá-los.
Por isso que, ao fazer uso do Marketing de Conteúdo, as empresas já conseguem mais leads qualificados do que as que não fazem.
Com uma estratégia consistente você continuará alcançando resultados, gerando tráfego e leads mesmo que não produza conteúdo com tanta frequência.
Aumentar as vendas
Toda empresa deseja aumentar suas vendas e lucros e apostam em muitas estratégias para isso. Porém, mesmo que essa não seja a finalidade do processo do Marketing de Conteúdo, ele ajuda a focar a produção de conteúdo de qualidade. Além disso, vai guiar seus leads por toda a jornada de compra e prepará-los para tomar uma decisão.
Porém, dentro da estratégia do Marketing de Conteúdo, essa é apenas uma das alternativas. Por isso, antes de realizar qualquer ação, é necessário identificar qual sua meta com a estratégia antes de elaborar o seu planejamento..
Agora que você já viu as vantagens de adotar o Marketing de Conteúdo como estratégia para seu negócio, esperamos que você coloque tudo o que foi aprendido em prática!
Para saber mais sobre estratégias de Marketing, continue acompanhando nosso blog!