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  • março 9, 2021
  • 10:00 am

Persona: o que é e como usar na prática

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O termo persona é conhecido na área de marketing por definir um tipo de cliente ideal entre os que formam o seu público-alvo. Através da junção de suas principais características pessoais, de hábitos e interesses é possível chegar a sua persona.

Entender com clareza quem compra o seu produto/serviço é fundamental para alcançar bons resultados. Ou seja, compreender quem é sua persona ajuda tanto  no desenvolvimento das soluções, como também na criação de materiais ricos que vão atrair novos clientes.

Parece complicado, pois definir sua persona é um processo detalhado. Entretanto, se torna mais simples quando você faz as perguntas certas. Ao ter as respostas, você consegue usar os dados necessários para que toda a ação de marketing e vendas seja direcionada aquela persona.

Definir uma ou mais personas de acordo com seu negócio, é essencial para que as estratégias de marketing digital funcionem. Pois, suas campanhas devem ser voltadas para elas.

Se você quer saber mais sobre persona e como usar na prática, continue lendo este post. Confira!

Qual é a definição de Persona?

Como comentado anteriormente, persona nada mais do que uma representação simulada do seu cliente ideal. Criada em cima de informações reais sobre suas características, é importante também descobrir quais são suas dores, interesses, motivações e objetivos. 

Primeiramente, para começar a conhecer sua persona, é interessante estudar sua base de clientes. Em uma base de contatos haverá perfis diferentes perfis de clientes que fecharam negócio com sua empresa. Porém, é importante filtrar pois nem todos exemplificam a sua persona.

Neste caso, deve-se atentar a pesquisar de forma qualitativa. Saber a idade, sexo e localização geográfica, por exemplo é importante  mas também pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais. 

Persona e público-alvo são a mesma coisa?

Muitas pessoas confundem persona com público-alvo, afinal a definição de persona acontece devido ao contato com o seu público-alvo. 

Mas é importante que você entenda que esses dois termos não são sinônimos. A seguir, veja um exemplo para que você entenda a diferença de forma fácil: 

Público-alvo: Mulheres, de 30 a 45 anos, casadas, com filhos. Perfil com graduação e renda média mensal de R$2.700,00. Seu objetivo é fazer uma transição de forma de trabalho para ter mais tempo com os filhos. 

Persona: Ana Maria, 37 anos, tem diploma em Ensino Superior e trabalha em regime de contrato CLT. Deseja  mudar de trabalho para algo mais flexível pois deseja passar mais tempo com seus filhos. Além disso, é casada e seu marido viaja muito a trabalho. Ela busca formas de trabalhar de forma autônoma e remotamente. 

Quais as vantagens na criação de uma persona?

A definição de persona promove diversos benefícios para o negócio. Pois, sem um perfil de cliente ideal, provavelmente sua estratégia se perderá no meio do caminho e você não terá os resultados esperados. 

Selecionamos algumas vantagens na criação de uma persona para seu negócio:

  • Estruturar melhorar suas estratégias de marketing mostrando qual o público deve receber atenção;
  • Ajudar na criação de conteúdo assertivo;
  • Definir a abordagem e linguagem da comunicação; 
  • Elaborar de conteúdos de interesse da sua persona; 
  • Descobrir onde os leads pesquisam informações e a forma como preferem consumir.

Como definir uma persona

Agora que você já sabe o que é persona, o por que criar, veja como defini-la através do perfil do seu regular cliente. Isto é, esse desenvolvimento deve ter como base os seus atuais clientes que irão te ajudar a determinar o perfil de comportamento de sua persona. Faça pergunta como:

Nos casos de B2C:

  • Quais as características pessoais da pessoa que realizará a compra? 
  • Quais os interesses pessoais e profissionais dele? 
  • Que dores, necessidades e desafios impactam seu cliente ideal?

Nos casos B2B

  • Qual é o tipo e segmento da empresa que compra a sua solução?
  • Qual o cargo de quem compra?
  • O que o faz tomar decisão?

Após colher essas informações de forma detalhada, é importante direcionar as respostas de forma assertiva para que as ações e tomada de decisão sejam baseadas nos perfis de persona ou persona pré-definido. 

Nesta etapa é preciso ficar atento ao que o seu lead busca em relação a sua empresa. Tente descobrir quais são as áreas de interesse dele, quais problemas ele tem e que sua solução pode resolver para que ele tenha suas expectativas atendidas.  Ao terminar o processo de pesquisa, você consegue ter em mãos muitas informações importantes sobre seus clientes em potencial..

Saiba como unir a sua persona com a jornada de compra 

Ao saber quem são suas personas sua empresa consegue criar melhores conexões com seus possíveis clientes. Afinal, saber se comunicar com seu público de maneira correta é fundamental para gerar novos relacionamentos. 

A próxima fase é analisar a jornada de compra e desenvolver uma estratégia que tenha alinhamento com seu público.

Baseado nesse ciclo de vendas, é possível criar materiais e conteúdos interessantes. Assim, você consegue usar essa jornada para automatizar suas campanhas de marketing. 

Conclusão

Você pode ver neste artigo que criar uma persona para sua solução é fundamental para que você consiga definir qualquer estratégia de vendas. Pois, desta forma é possível basear suas próprias ações.

Agora que você já sabe o que é e como usar na prática, aproveite e faça bom uso das nossas dicas. Não se esqueça de fazer as perguntas certas para obter as informações essenciais sobre seu público. 

Dedique-se a esta etapa pois quanto mais detalhada e assertiva, melhores serão os resultados.

Tendo uma boa base de dados e informações, a elaboração de materiais interessantes para sua persona será mais fácil.

Precisa de uma estratégia de marketing para vender para sua persona? Clique aqui e fale conosco.

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