O termo persona é conhecido na área de marketing por definir um tipo de cliente ideal entre os que formam o seu público-alvo. Através da junção de suas principais características pessoais, de hábitos e interesses é possível chegar a sua persona.
Entender com clareza quem compra o seu produto/serviço é fundamental para alcançar bons resultados. Ou seja, compreender quem é sua persona ajuda tanto no desenvolvimento das soluções, como também na criação de materiais ricos que vão atrair novos clientes.
Parece complicado, pois definir sua persona é um processo detalhado. Entretanto, se torna mais simples quando você faz as perguntas certas. Ao ter as respostas, você consegue usar os dados necessários para que toda a ação de marketing e vendas seja direcionada aquela persona.
Definir uma ou mais personas de acordo com seu negócio, é essencial para que as estratégias de marketing digital funcionem. Pois, suas campanhas devem ser voltadas para elas.
Se você quer saber mais sobre persona e como usar na prática, continue lendo este post. Confira!
Qual é a definição de Persona?
Como comentado anteriormente, persona nada mais do que uma representação simulada do seu cliente ideal. Criada em cima de informações reais sobre suas características, é importante também descobrir quais são suas dores, interesses, motivações e objetivos.
Primeiramente, para começar a conhecer sua persona, é interessante estudar sua base de clientes. Em uma base de contatos haverá perfis diferentes perfis de clientes que fecharam negócio com sua empresa. Porém, é importante filtrar pois nem todos exemplificam a sua persona.
Neste caso, deve-se atentar a pesquisar de forma qualitativa. Saber a idade, sexo e localização geográfica, por exemplo é importante mas também pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais.
Persona e público-alvo são a mesma coisa?
Muitas pessoas confundem persona com público-alvo, afinal a definição de persona acontece devido ao contato com o seu público-alvo.
Mas é importante que você entenda que esses dois termos não são sinônimos. A seguir, veja um exemplo para que você entenda a diferença de forma fácil:
Público-alvo: Mulheres, de 30 a 45 anos, casadas, com filhos. Perfil com graduação e renda média mensal de R$2.700,00. Seu objetivo é fazer uma transição de forma de trabalho para ter mais tempo com os filhos.
Persona: Ana Maria, 37 anos, tem diploma em Ensino Superior e trabalha em regime de contrato CLT. Deseja mudar de trabalho para algo mais flexível pois deseja passar mais tempo com seus filhos. Além disso, é casada e seu marido viaja muito a trabalho. Ela busca formas de trabalhar de forma autônoma e remotamente.
Quais as vantagens na criação de uma persona?
A definição de persona promove diversos benefícios para o negócio. Pois, sem um perfil de cliente ideal, provavelmente sua estratégia se perderá no meio do caminho e você não terá os resultados esperados.
Selecionamos algumas vantagens na criação de uma persona para seu negócio:
- Estruturar melhorar suas estratégias de marketing mostrando qual o público deve receber atenção;
- Ajudar na criação de conteúdo assertivo;
- Definir a abordagem e linguagem da comunicação;
- Elaborar de conteúdos de interesse da sua persona;
- Descobrir onde os leads pesquisam informações e a forma como preferem consumir.
Como definir uma persona
Agora que você já sabe o que é persona, o por que criar, veja como defini-la através do perfil do seu regular cliente. Isto é, esse desenvolvimento deve ter como base os seus atuais clientes que irão te ajudar a determinar o perfil de comportamento de sua persona. Faça pergunta como:
Nos casos de B2C:
- Quais as características pessoais da pessoa que realizará a compra?
- Quais os interesses pessoais e profissionais dele?
- Que dores, necessidades e desafios impactam seu cliente ideal?
Nos casos B2B
- Qual é o tipo e segmento da empresa que compra a sua solução?
- Qual o cargo de quem compra?
- O que o faz tomar decisão?
Após colher essas informações de forma detalhada, é importante direcionar as respostas de forma assertiva para que as ações e tomada de decisão sejam baseadas nos perfis de persona ou persona pré-definido.
Nesta etapa é preciso ficar atento ao que o seu lead busca em relação a sua empresa. Tente descobrir quais são as áreas de interesse dele, quais problemas ele tem e que sua solução pode resolver para que ele tenha suas expectativas atendidas. Ao terminar o processo de pesquisa, você consegue ter em mãos muitas informações importantes sobre seus clientes em potencial..
Saiba como unir a sua persona com a jornada de compra
Ao saber quem são suas personas sua empresa consegue criar melhores conexões com seus possíveis clientes. Afinal, saber se comunicar com seu público de maneira correta é fundamental para gerar novos relacionamentos.
A próxima fase é analisar a jornada de compra e desenvolver uma estratégia que tenha alinhamento com seu público.
Baseado nesse ciclo de vendas, é possível criar materiais e conteúdos interessantes. Assim, você consegue usar essa jornada para automatizar suas campanhas de marketing.
Conclusão
Você pode ver neste artigo que criar uma persona para sua solução é fundamental para que você consiga definir qualquer estratégia de vendas. Pois, desta forma é possível basear suas próprias ações.
Agora que você já sabe o que é e como usar na prática, aproveite e faça bom uso das nossas dicas. Não se esqueça de fazer as perguntas certas para obter as informações essenciais sobre seu público.
Dedique-se a esta etapa pois quanto mais detalhada e assertiva, melhores serão os resultados.
Tendo uma boa base de dados e informações, a elaboração de materiais interessantes para sua persona será mais fácil.
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